Etec José Rocha Mendes recebe recordista sul-americano, Jadel Gregório

167

Na última quarta-feira (29 de setembro), a ETEC José Rocha Mendes recebeu o recordista sul-americano no salto triplo, Jadel Gregório. A visita foi resultado de um e-mail enviado pelo profº Marcelo Lima à FPA dizendo que estava trabalhando em suas aulas de atletismo o atletismo junto com temáticas como corpos diversos no esporte, preconceito e inclusão, e perguntando se a Federação Paulista de Atletismo (FPA) poderia apontar um atleta ou uma atleta para compartilhar sua experiência pessoal com os alunos da ETEC.

“Nos alegrou muito saber que o atletismo estava sendo trabalhado nas aulas de educação física do profº Marcelo Lima, e nos alegrou ainda mais saber que nosso esporte estava sendo utilizado como ferramenta para abordar temas tão importantes. Assim, a equipe da FPA começou a se mobilizar para fazer acontecer”, disse Marcella Moretti, pesquisadora da FPA.

Jadel Gregório e Marcella Moretti

O atual presidente da FPA, Joel Oliveira, também se mobilizou para a causa. Joel e o profº Marcelo Lima foram colegas no GEPEFE-USP (Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar).

Foi elaborado então um projeto da FPA para abarcar a ação, o “Atletismo Educa” e assim, foi convidado pela FPA o atleta Jadel Gregório, recordista sul-americano e brasileiro na prova do Salto Triplo com a marca de 17,90 m, que superou em 1 cm o recorde anterior que era do João do Pulo e durava 32 anos.

Na palestra que durou cerca de 1h30min* no auditório da escola, Jadel falou sobre sua vida e trajetória no esporte, das experiências que viveu como conhecer diversos países e aprender diferentes idiomas. Também comentou sobre como se mantinha motivado nos momentos difíceis e na mentalidade que adotou para superar os desafios.

Ele frisou sobre a importância da perseverança para a conquista dos objetivos e sonhos e da importância de acreditar em si mesmo e dar sempre o seu melhor.

Outro assunto abordado foi do significativo papel da educação e do conhecimento para a formação do caráter e da importância de manter a humildade sempre.

“A FPA está muito feliz por ter podido realizar esta ação em conjunto com o profº Marcelo Lima e a ETEC José Rocha Mendes. Nós acreditamos no poder transformador e educador do esporte e para nós é motivo de muita alegria poder atuar não só nas pistas e ruas, mas também no ambiente escolar”, explicou Marcella.

O professor Marcelo Lima aproveitou para agradecer a presença de todos e falou da importância da parceria com a Federação Paulista de Atletismo.

Na foto Jadel com professores e diretor da ETEC JRM Da esquerda para direita: Veronica de Oliveira Cabral, profº Marcelo Lima, Jadel Gregório, diretor Roberto Ibanhez, Rosana Nakhle Martins, Evadne Maria da Costa Lemos Zoghaib, Ernesto Octavio Ferraz Lacava.

“Em nome da ETEC José Rocha Mendes venho aqui agradecer imensamente a presença do atleta Jadel Gregório e da Marcella da FPA na unidade. Essa parceria foi muito relevante para a gestão, professoras e professores e principalmente para cada aluna e aluno participante. A possibilidade de interagir, questionar, ver, ouvir e ler todo um processo, é muito representativo, e tem efeitos magníficos na construção de sujeito democrático no ensino e na vida. Nossos sinceros agradecimentos a FPA e ao atleta Jadel Gregório, a Marcella e Marcelo por toda a força e empenho na busca de um mundo que reforça a importância da equidade. A JRM (Etec) está em festa e muito feliz com tudo que nos foi proporcionado. Grande abraço e nossa casa é vossa casa também.”

Aluna na Etec José Rocha Mendes, Gabrielly Moreno citou a parte motivacional da palestra e a importância em usar as adversidades como fator motivacional para seguir.

“No dia 29 de setembro tivemos em nossa escola a presença do ex-atleta, medalhista e treinador Jadel Gregório, que nos deu uma aula de determinação, força de vontade e com certeza muita inspiração! Sua história de vida dentro e fora do atletismo nos fez perceber que quando desejamos algo, não há nada que possa nos impedir. Ele nos mostrou também como usar as coisas negativas da vida em nosso favor. Comentários negativos e situações complicadas podem servir de combustível para o sucesso, tendo em mente que só isso importa de verdade!”.

*Todos os presentes utilizaram máscara durante todo o evento e todas as medidas de segurança e prevenção à COVID-19 estabelecidas pela ETEC JRM foram seguidas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here