Escultura de Adhemar Ferreira da Silva é inaugurada com festa e atividades de Atletismo

277
Escultura Adhemar Ferreira da Silva

Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico no salto triplo, foi eternizado no último domingo por meio de uma escultura inaugurada na zona norte de São Paulo. A Federação Paulista de Atletismo esteve no evento idealizando atividades de atletismo.

A implementação da obra aconteceu em um evento fomentado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, por meio do seu Departamento do Patrimônio Histórico.

O canteiro central da Avenida Braz Leme, altura do número 1.000, em Santana, foi escolhido para abrigar a estátua do primeiro atleta sul-americano bicampeão olímpico em eventos individuais.

Escultura atleta Adhemar Ferreira da Silva

O ícone do Atletismo é uma das célebres figuras negras a serem eternizadas com uma estátua na capital paulista. Lembrando que ele conquistou o ouro em Helsinque (1952) e em Melbourne (1956).

Além dele, a escritora Carolina de Jesus, o compositor Itamar Assumpção; Madrinha Eunice (Deolinda Madre); e o sambista Geraldo Filme serão rememorados em parques ou praças da metrópole.

Festa e atividades de Atletismo

Criada pelo artista Alex Hornest, a escultura de Adhemar o retrata com a posição anterior ao saltos que realizava em competições.

Presente no evento de inauguração, a secretária municipal de Cultura, Aline Torres, ressaltou a importância do esportista lendário. “A figura do Adhemar é um exemplo de quebra de estigmas estabelecidos pelo racismo, sobretudo dentro do esporte. Apesar delas, ele nunca deixou de se superar e vencer”, pontua a representante.

Neto Adhemar Ferreira da Silva
Neto do bicampeão do salto triplo Adhemar Ferreira da Silva

Adhemar Ferreira da Silva no Hall da Fama

Vale frisar que Adhemar Ferreira da Silva é o único atleta brasileiro a estar marcado no Hall da Fama da Federação Internacional de Atletismo.

Em 2021, ele recebeu uma homenagem póstuma da World Athletics, órgão que gere o atletismo em nível mundial e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) no Centro Esportivo Tietê.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here