A cidade de Cajati, localizada no Vale do Ribeira em São Paulo, ganhou ampliação da iluminação da pista de atletismo da E.E. Vereador José Rodrigues de Freitas na Vila Tatu.
Um dos responsáveis por essa conquista é o professor Erivan Mota Carneiro, que trabalha para unir a comunidade em prol do esporte, afetando positivamente a vida de centenas de crianças e jovens que utilizam o espaço.
Para se ter uma ideia, foi Erivan o idealizador da construção da pista de atletismo na escola a 16 anos atrás. Ali, antes, era um terreno baldio.
Agora, depois dos esforços de todos os envolvidos – pais, alunos, professores e a direção da escola, uma parte da pista ganhou iluminação -, houve a expansão da luminosidade no ambiente, o que garantiu a flexibilidade de horário para a prática do atletismo na escola.
Para saber mais sobre o projeto tão importante para a cidade de Cajati, a FPA conversou com Erivan Mota Carneiro, que além de professor é treinador de atletismo na equipe ADC do Vale, a primeira da região federada pela FPA (Federação Paulista de Atletismo) e pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo). Acompanhe!

Importância da ampliação da luminosidade da pista
Apenas parte da pista de atletismo da escola de Cajati recebia iluminação e isso limitava os treinamentos noturnos, conforme explica o professor Erivan Carneiro.
“Nós enxergamos a necessidade de melhorar as condições de treinos das crianças, principalmente por conta das demandas, do calor e da adequação de horários para elas e para mim. Por isso fizemos a ampliação da iluminação. Antes a iluminação era apenas de um lado e agora conseguimos complementar o outro lado. Agora temos condições de trabalhar com melhor qualidade no período noturno, pois como só tinha iluminação de um lado era muito escuro, então acabava impossibilitando a prática, inclusive por questões de segurança e da integridade física dos atletas”, pontua o treinador.
Valorização do esporte e das pessoas envolvidas
Para Erivan, o investimento na pista não valoriza somente o atletismo, mas impacta também a vida das pessoas de forma positiva. “Quando você tem um lugar arrumado, bonito e adequado as pessoas se sentem mais acolhidas. Até mesmo pela valorização não só do lugar, mas das pessoas”, explica.
“Estamos em uma região difícil, com poucos acessos, longe do centro da cidade, mais de 18km entre as BRs, e este projeto vem impactando a vida das pessoas de maneira muito positiva, sobretudo na comunidade escolar. Os ex-alunos que contribuíram lá no início, há 16 ou 17 anos, e ficaram estarrecidos quando viram a nova iluminação pela primeira vez”, conta.
Importância para equipe ADC do Vale
Como técnico de atletismo da equipe ADC do Vale, Erivan garante que a expansão da iluminação na pista agregará aos treinos dos atletas. “É importantíssimo em especial na qualidade do trabalho, é mais um recurso, um know-how a mais para que nós possamos utilizar e aumentar a possibilidade do potencial atlético e também do trabalho social”, destaca o treinador.

Bairro visto com outros olhos
Erivan aproveita para destacar a transformação que o investimento no atletismo trouxe para a Vila Tatu. “É um bairro de difícil acesso e que tinha alguns estereótipos não muito positivos, mas hoje é visto de uma maneira diferente, como uma escola estadual que tem pista de atletismo, tem gaiola de lançamento e agora uma iluminação que possibilita o trabalho noturno”.
Apoio da comunidade foi fundamental
A ajuda da comunidade do entorno foi fundamental para que a ampliação da luminosidade da pista desse certo. “Tivemos o apoio de vários segmentos da sociedade. Primeiro, por conta de todo o histórico, já temos um certo conhecimento na cidade. Por exemplo, o PEC (professor especialista em currículo) Jean Carlo Rodrigues conseguiu doações de dois refletores, três postes e a fiação para a iluminação junto com a empresa Saika Materiais Elétricos da cidade de Jacupiranga”.
Apesar da ajuda inicial, o professor revela que dois refletores ainda não eram suficientes para deixar o local amplamente iluminado. “Decidimos então falar com o Igor Eibel Materiais de Construção aqui do bairro para que ele conseguisse os outros refletores com preço de custo”, esclarece Erivan.
“A partir daí fiz uma rifa e arrecadamos uma quantidade. Só que precisávamos de mais. Então os professores da escola fizeram uma rifa sem que eu soubesse e arrecadaram o restante para completar o valor dos refletores para a pista de atletismo”, revela o professor.
Com os materiais já disponíveis, faltava a mão de obra. “Já tínhamos os refletores, os postes, a fiação, faltava alguém para realizar o serviço. Então, o diretor da escola, Márcio Severo, um grande apoiador do trabalho realizado na escola e que fica muito feliz com os resultados dos atletas e o impacto que tem na vida de cada um deles, na formação e educação, resolveu pagar toda a mão de obra para instalação dos refletores”.
Colhendo os frutos da iniciativa
A prática de atletismo na cidade de Cajati vem dando frutos com a revelação de jovens na modalidade, conforme diz o professor. “Um dos atletas que treina na pista estará viajando para Brasília na semana que vem para competir no Campeonato Brasileiro Escolar, representando São Paulo. O ano passado tivemos campeões paulistas que treinam nesta pista e na gaiola, tivemos 3 finalistas estaduais este ano [2023] com 2 medalhistas. Do projeto saiu uma atleta para ser 4ª colocada no Campeonato Brasileiro Sub-18 na prova do arremesso do peso, finalista no lançamento do disco. Então é um lugar que prospera e vem revelando alguns talentos”.
“Sem falar da questão social que é a formação do caráter e do cidadão dentro de uma escola estadual uma ferramenta pública que é tão mal falada, professores são desmerecidos, a escola não dá resultado e a gente está tentando fazer algo diferente para transformar positivamente essa visão negativa das escolas do estado e mostrar para os professores que é possível fazer algo diferente dentro das escolas, basta querer e correr atrás”, declara o treinador orgulhoso.
Agradecimentos à comunidade da Vila Tatu, em Cajati
O professor Erivan Carneiro aproveitou o espaço para agradecer a todos que fizeram e fazem parte do projeto de atletismo na cidade de Cajati.
“Preciso agradecer a comunidade do bairro, aos pais, amigos, ao PEC de Educação Física, Jean Carlo Rodrigues, ao diretor Márcio Severo, a toda equipe gestora, ao corpo docente da escola que é fantástico, aos funcionários da escola, ao secretário, aos inspetores de alunos, o pessoal da limpeza, todos eles contribuem diretamente para que a gente possa estar dando segmento no trabalho e cada um da sua maneira ajudou, temos o departamento de obras da cidade que doou pranchas de madeira e palanque já cortado tamanho para fazermos os bancos na lateral da pista para as crianças sentarem nas aulas de Educação Física durante os treinamentos. E assim, são muitas pessoas que têm contribuído bastante, o Departamento de Esportes contribui também e ajuda no que pedimos”.

Homenagem no Campeonato Paulista Sub-14 em 2023
Em 2023, o professor Erivan Carneiro foi um dos convidados pela FPA para a cerimônia de abertura do Campeonato Paulista Loterias Caixa de Atletismo Sub-14.
Em sua rede social, o treinador falou sobre a emoção de estar presente no evento. “Momento inesquecível. Cerimônia de abertura do Campeonato Paulista Sub-14. Simplesmente indescritível a sensação de pela primeira vez ser convidado para estar entre os grandes nomes do atletismo paulista e nacional representando a única equipe federada genuinamente do Vale do Ribeira. Apenas gratidão a todos que sempre estiveram do meu lado apoiando e impulsionando a mim e todo trabalho para que um dia pudesse chegar”.
E então, gostou de conhecer mais sobre a história do atletismo na cidade de Cajati? Compartilhe nas redes sociais com parentes e amigos e deixe um comentário!
Leia também – 99 anos de história: FPA entra na contagem regressiva para o Centenário
Atletismo Paulista – Transformando Vidas – Rumo ao Centenário