Ludias Assessoria Esportiva: ‘Ficar no sofá não é opção’

514

A corrida de rua é uma das mais antigas e importantes modalidades do atletismo, hoje em dia é muito popular pelo mundo e praticadas em sua maioria por atletas amadores que estão em busca de qualidade de vida. Além disso, alguns segmentos vão ganhando força, como equipes de assessoria esportiva. Formada em 2001, a equipe Ludias atua hoje com cerca de 200 alunos/atletas e das mais variadas idades.

Assim como a Ludias Assessoria Esportiva, todos foram pegam de surpresa com o anuncio da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a pandemia causada pelo coronavírus e por determinação, a Federação Paulista de Atletismo (FPA) emitiu no dia 14 de março, o Comunicado Oficial suspendendo os Permits de Corridas de Rua.

Comunicado Oficial

Bacharel em Esportes pela Universidade de São Paulo (USP), Luciana Dias (Tia Lu) explica como tem orientado seus atletas neste período de distanciamento social. Lembrando que, de acordo com a OMS, o isolamento é a melhor forma de conter o avanço da doença.

“Fomos pegos de surpresa, enfrentar o desconhecido é uma coisa complicada, então no começo foi bem difícil para estabelecer rotina”.

“Em uma fase como essa é desnecessário fazer uma atividade muito longa e intensa, até mesmo porque as provas estão sendo postergadas. As competições seriam agora em junho e julho e talvez a pandemia esteja encerrando, mas a pessoa não terá tempo hábil, e as organizadoras estão adiando para que todos tenham tempo de treinar. Entretanto, estamos orientando nossos atletas para uma intensidade moderada, e também estamos incentivando a praticarem atividades físicas. Ficar no sofá não deve ser uma opção e atividade física ajuda muito nosso sistema imune e com essa pandemia é importante que nosso sistema imunológico lá em cima”, explicou Tia Lu.

Com o adiamento das provas, a tendência é que aconteça tudo no segundo semestre, de acordo com a Tia Lu, esse fator fará com que os atletas façam uma seleção das provas que irão participar.

“É tudo muito recente. Ainda não sabemos o tempo que isso irá durar, nos parece que todas as provas irão para o segundo semestre e isso vai dar uma conturbada precisaremos selecionar o que iremos fazer, temos alunos que iriam correr Tóquio, outros iriam para Paris, e tudo foi cancelado e ou será remanejado, por isso teremos que esperar. Mas precisamos nos reinventar, as provas vão voltar e iremos restabelecer as metas”, disse.

Reinvenção é a palavra do momento. Muitos profissionais estão recorrendo à internet para manter atletas em atividades e com a equipe Ludias não está sendo diferente. Ferramenta pouco utilizada antes do anúncio da COVID-19, gravar as aulas em vídeos foi o recurso encontrado.

“Antes do COVID-19, só treinávamos com um grupo específico no online e sempre funcionou muito bem, agora com o distanciamento social estamos utilizando bastante o Youtube e talvez agora isso vire um braço de nosso trabalho. Neste momento precisamos ter calma e observar o mercado. Temos que nos reinventar, o coronavírus trouxe essa visão”, comentou Tia Lu.

Aprendizado para vida

“Correr para nós, é estilo de vida. Nossos atletas, eles não estão ficando no sofá e isso será determinante para quando voltarmos, não vamos precisar começar do zero”.

“Fazemos porque gostamos A vida vai seguir e isso tudo vai passar desejo que isso fique como aprendizado e maturidade. É hora de aprender a olhar para o próximo e que não precisamos viver na correria como vivemos. A corrida tem que ser prazerosa, jamais ser algo estressante”.

Parceiros

“Apesar de tempo de parada ainda não sofremos nenhuma perda e continuamos todos juntos, deu ruim para todo e agora é reinventar, precisamos ficar atentos no decorrer dos dias, dar um  a mão para o outro e ver o que vai acontecer”.

A Ludias Assessoria Esportiva conta com os parceiros: Gatorade, Montervérgine e Flets

Na próxima segunda-feira (06 de abril), Ludias será a convidada no Podcast Atletismo Paulista.

Ouça o Podcast

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here