Entrevista com a Equipe Mania de Corrida

628
Foto: Vinícius Marinho/ Foco Radical

A Corrida de Rua é um segmento que cresce a cada dia, mas poucas pessoas sabem que a modalidade faz parte do atletismo. As provas de velocidade são aquelas em que os atletas devem percorrer até 400 metros; as de meio fundo têm trajetória entre 800 e 1500 metros; e as de fundo vão de 3.000 metros até a maratona (42.195 metros), atingindo seu limite na ultramaratona (prova de 100.000 metros).

Com o crescimento das Corridas de Rua surgiram muitas equipes e assessorias. Conversamos com os responsáveis do “Mania de Corrida” que explica como tudo começou.

“O Mania de Corrida começou em 2015, quando os jornalistas Marcel Agarie e Marcos Garcia resolveram criar uma mídia para ajudar os amigos sobre as principais corridas de rua que participavam, compartilhando informações de inscrições pelo Instagram. Em pouco tempo o grupo de amigos cresceu, assim como os números de seguidores e antes de completar um ano de existência já eram mais de 50 mil no Instagram”, explicou Garcia.

A Federação Paulista de Atletismo (FPA) tem um papel crucial na homologação das corridas de rua, com a emissão dos Permits, entretanto, considerando a manutenção da saúde dos atletas, técnicos e comunidade do Atletismo e seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) suspendeu os Permits de Corridas de Rua e Eventos, podendo ser remarcados os Permits já emitidos sem nenhum custo adicional aos Organizadores de Corridas.

Veja Comunicado Oficial

Confira nosso bate-papo com a Equipe do Mania de Corrida


Como a equipe do Mania de Corrida tem contribuído para que os atletas entendam a importância desse isolamento social?

Mania de Corrida – Uma situação como esta que estamos vivendo é muito diferente de tudo o que poderíamos imaginar. Ter que ficar de quarentena de uma hora para outra, abandonar treinos e mudar totalmente a rotina não é fácil. Como a essência do Mania de Corrida é fazer a cobertura provas de todos os estilos para o nosso canal do Youtube, das mais tradicionais até as mais simples e diferenciadas, em todos os cantos do Brasil, essa semana lançamos o desafio #quarentena5k, onde os integrantes do canal criaram vídeos em suas próprias casas como se fosse uma prova de 5 quilômetros. Nossa ideia foi mostrar a todos os maníacos por corrida que nesse momento ficar em casa é o melhor a ser feito e assim superar essa pandemia”.

FPA- A vida será sempre prioridade, mas qual o impacto com o cancelamento das provas?

Mania de Corrida – O impacto do cancelamento de provas é imensurável. Desde os organizadores até as pessoas que dependem direta e indiretamente das provas para trabalhar. No caso do Mania de Corrida em especial não temos previsão de quando será o próximo #pointdomania, que é um espaço que temos uma carinho enorme de fazer nas principais provas de corrida do Brasil onde comercializamos nossa linha acessórios esportivos e recebemos nossos seguidores para tirar fotos e ter bate-papo bem intimista. Além das coberturas das provas que deixaremos de fazer. O prejuízo financeiro será grande pra muitos, mas zelar pelo bem-estar de todos não tem dinheiro que consiga pagar.

FPA – Com diversas provas adiadas e o treinamento prejudicado, quando o calendário de corridas de rua voltar, como você acha que os corredores/atletas vão estar preparados para os grandes eventos? Nós sabemos que muitos corredores fazem um plano de treinos focando algumas das principais maratonas do mundo.

Mania de Corrida – É tudo muito incerto ainda. Não sabemos quanto tempo essa situação irá durar. Mas é certo que o impacto para os corredores será gigantesco. O calendário vai ficar abarrotado de grandes provas seguidas de grandes provas. Será preciso fazer escolhas de acordo com o perfil de cada corredor e só os próprios corredores e seus treinadores saberão o melhor a ser feito.

FPA – A FPA tem um papel crucial na homologação das corridas de rua, com a emissão dos Permits que é o primeiro passo para o organizador conseguir o alvará. Qual é a importância dos corredores participarem de eventos que tem essa preocupação com a segurança dos atletas?

Mania de Corrida – Hoje o Mania de Corrida é parceiro de praticamente todas as grandes empresas organizadoras de provas no Brasil e sabemos que a seriedade na realização de uma corrida é essencial para os corredores terem uma boa experiência. Conhecer o histórico das organizações é fundamental para não levar gato por lebre. Sempre importante dar uma lida no regulamento e dar uma pesquisada no histórico das empresas que fazem as corridas.

FPA –  Conversando com diversos corredores de rua, eles não associam o esporte que eles praticam ao Atletismo. Porque você acha que isso acontece?

Mania de Corrida – Talvez por ser um esporte muito democrático. Talvez pelos contextos que cercam uma corrida de rua. Um entretenimento que você pode fazer sozinho, com amigos ou com a sua família. Você pode ter um excelente condicionamento físico ou um não tão bom. Corridas temáticas podem dar um tom de brincadeira. Da elite ao último colocado, todos fazem exatamente o mesmo percurso. São muitos quesitos que podem levar os corredores a fazerem outras associações não relacionadas ao atletismo.

FPA –  Hoje vemos muitas assessorias e academias dando consultas online, é claro que não é a mesma coisa, mas você acha que com o isolamento surge uma aceitação maior desse modelo e uma nova oportunidade no mercado?

Mania de Corrida – Nos últimos anos as assessorias à distância estão crescendo bastante. Claro que não é a mesma coisa que uma presencial, mas você consegue todas as informações para seu objetivo desde planilhas personalizadas a tirar dúvidas. Eu mesmo, desde que começou a quarentena, tive que deixar a planilha e as aulas presenciais de lado e comecei a ter aulas de funcional adaptadas para fazer em casa pelo treinador.  Mesmo eu não sendo muito fã de aulas à distância, estou me adaptando e aceitando melhor essa questão da assessoria online.

FPA – Como você resume o Mania de Corrida?

Mania de Corrida – Uma das principais referências sobre corrida de rua amadora, sempre levando a mensagem que a corrida de rua é um estilo de vida saudável e que pode ser praticado por qualquer tipo de pessoa.

Os canais de comunicação cresceram e atualmente o Mania de Corrida soma mais de 300 mil seguidores em suas redes sociais e é reconhecido nas principais corridas que participa.

Acompanhe o Mania de Corrida na redes sociais: INSTAGRAM
Site Oficial – Mania de Corrida
Lojinha do Mania de Corrida

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here