Em nova fase, Kiatleta se filia à FPA via Projeto Incubadora e fundador revela os próximos passos

36
Toninho fundador do Kiatleta e o treinador Elvis Conceição - Foto: Arquivo pessoal Toninho
Toninho, fundador do Kiatleta, e o treinador Elvis Conceição - Foto: Arquivo pessoal Toninho

O atletismo paulista ganhou um novo filiado, o Kiatleta Associação Desportiva.

Anteriormente conhecido como Kiatleta/SPFC, agora o projeto segue adiante de maneira independente sem perder suas raízes. O principal objetivo ainda continua sendo o desenvolvimento de crianças e jovens por meio do atletismo.

A FPA (Federação Paulista de Atletismo) conversou com o idealizador do projeto, Antônio Carlos, conhecido como Toninho, que revelou detalhes sobre como foi feita a filiação e os próximos passos da equipe.

Antônio Carlos, conhecido como Toninho, fundador do Kiatleta
Antônio Carlos, conhecido como Toninho, fundador do Kiatleta

Expectativas com a nova fase do projeto Kiatleta

Para o fundador do Kiatleta, agora é o momento de aproveitar toda a experiência adquirida para expandir o projeto.

“Durante o meu tempo no SPFC, tive a oportunidade de fundar um departamento de inclusão social e alto rendimento, que atendeu mais de 5 mil crianças, jovens e adultos. Deixei um grande legado no departamento de atletismo, com o apoio dos presidentes que passaram pelas gestões. Agora, enfrentando um grande desafio, tenho a responsabilidade de continuar e expandir o Kiatleta, com total liberdade para criar polos e aplicar toda a experiência adquirida durante minha passagem pelo SPFC”.

Kiatleta e SPFC - Foto: Arquivo pessoal Toninho - Kiatleta
Kiatleta nos tempos de SPFC – Foto: Arquivo pessoal Toninho – Kiatleta
Kiatleta e SPFC - Foto: Arquivo pessoal Toninho - Kiatleta
Toninho nos tempos de Kiatleta /SPFC – Foto: Arquivo pessoal Toninho – Kiatleta

Processo de filiação junto à FPA via Projeto Incubadora

O Programa Incubadora FPA tem como objetivo a troca de informações, debates, acompanhamento técnico e estímulo à criação e desenvolvimento de entidades de prática desportiva voltadas ao atletismo federativo.

Foi através desse programa que o Kiatleta se filiou a Federação Paulista de Atletismo, conforme relata Toninho.

“Foi extremamente surpreendente, algo que jamais imaginaria ser viável neste momento. Foi apenas quando o Presidente Joel me explicou claramente como seria possível e a Leal Assessoria, que sempre apoiou o Kiatleta por conhecer seu trabalho excepcional ao longo desses 22 anos, nos guiou na criação de uma associação e na filiação à FPA”, comemora o idealizador do Kiatleta.

Kiatleta e Leal & Associados - Foto: Arquivo pessoal Toninho Kiatleta
Kiatleta e Leal & Associados – Foto: Arquivo pessoal Toninho Kiatleta
Kiatleta e Leal & Associados - Foto: Arquivo pessoal Toninho Kiatleta
Kiatleta e Leal & Associados – Foto: Arquivo pessoal Toninho Kiatleta

Satisfação com o suporte da FPA

Nesta nova fase do Kiatleta o apoio da FPA foi essencial, conforme relata Toninho. “Agradeço imensamente pelo valioso apoio da FPA, que foi fundamental para o sucesso dessa nova etapa do Kiatleta. Sinto-me verdadeiramente honrado pelo reconhecimento ao meu trabalho, ao Kiatleta e a todos que têm me acompanhado nessa jornada”.

Destaques do Kiatleta para as próximas competições

O Kiatleta possui um DNA de clube revelador e com essa nova etapa muitos talentos vão surgindo e se destacando em competições.

“A nova reestruturação tem como objetivo aproximar a entidade dos clubes e prefeituras, a fim de construirmos novos polos. Já estamos em ação para criar esses polos. Em Agudos, o professor Jorge Celestino tem revelado alguns talentos, como Regiane Cristina dos Santos, que está se preparando para sua participação na São Silvestre”, pontua Toninho.

Toninho também revelou que na cidade de Indaiatuba no interior de São Paulo, o professor Gerson Carvalho dos Santos está trabalhando com os atletas mais jovens e que em breve estarão se divertindo com o Brincando de Atletismo.

Gerson Carvalho dos Santos - Foto: Arquivo pessoal Toninho
Gerson Carvalho dos Santos – Foto: Arquivo pessoal Toninho

E não para por aí, o Kiatleta também possui atletas em outras partes do estado, como a jovem Larissa Lisboa. “Em São Roque, temos a atleta Larissa Lisboa, que se inspira na Amanda do Heptatlo, uma grande conquista para nós, que conseguimos resgatar Amanda após anos fora das pistas. Juntos, fizemos uma promessa: ‘Vamos buscar o índice para o Troféu Brasil’. E assim foi feito, graças ao excelente trabalho em parceria com o professor Cleberson Yamada, um grande parceiro com quem estamos construindo uma estrutura sólida junto à Colônia japonesa”, revela Toninho.

Toninho participou da carreira de vários atletas que conseguiram se destacar no atletismo brasileiro, conforme ele mesmo revela. “Tive a honra de revelar Letícia Cherpe e Fernanda Gonçalves, que começaram a treinar comigo quando eram crianças no departamento do COD (Centro de Orientação Desportiva – SPFC). A mãe de Letícia, Arajari, foi uma grande atleta e treinávamos juntos no COTP, ela na velocidade e eu no fundo. Era evidente que Letícia seria uma grande atleta, e assim foi, chegando aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro na prova do revezamento 4x400m. Fernanda Gonçalves era uma garotinha cujos olhos brilhavam ao entrar na pista, e sua mãe ficava preocupada porque ela dormia com a sapatilha ao lado do travesseiro”.

Para o próximo ano, Toninho destaca mais um jovem promissor que está a uma década no projeto. “Leonardo Thaylan é um dos nossos exemplos e muito dedicado, já faz 10 anos que está conosco em uma evolução progressiva, 2024 promete”.

Leonardo Thaylan dando os primeiros passos no atletismo - Foto: Arquivo pessoal Toninho
Leonardo Thaylan dando os primeiros passos no atletismo – Foto: Arquivo pessoal Toninho
Leonardo Thaylan atualmente - Foto: Arquivo pessoal Toninho
Leonardo Thaylan atualmente – Foto: Arquivo pessoal Toninho

A busca por talentos não para e o Kiatleta conta com um dos principais fundistas do país, o atleta Fábio Jesus. Na última edição da São Silvestre ele foi o brasileiro melhor colocado com o 4º lugar, além de conquistar diversas provas em 2023. “As revelações não param, e hoje um dos maiores exemplos é Elvis Conceição de Santana, um atleta com uma carreira curta devido ao problema no tendão, mas que sempre acreditei que seria um grande treinador. E assim é, o Professor Elvis é um dos melhores treinadores do Brasil, tendo consagrado o atleta Fábio Jesus, um garoto da cidade de Monte Santo, na Bahia, que nunca tinha visto uma pista de atletismo. Conheci Fábio Jesus em cima de uma caçamba de caminhão, durante a premiação da Corrida Ivanildo Dias. Esse atleta organiza a corrida anualmente em sua cidade para incentivar crianças, jovens e adultos a praticar esportes. É um celeiro rico em talentos, mas com poucos recursos. Hoje, Fábio Jesus é nosso principal atleta revelado pelo Kiatleta e treinado pelo técnico Elvis Conceição. Ele conta com o apoio do SPFC e de alguns parceiros, como Move2Health, Mombora, Polpanorte, Rocket uniformes personalizados, SportNutrition, Leal Consultoria e Assessoria”, destaca Toninho.

Próximos objetivos do Kiatleta

Para finalizar, Toninho aproveita o espaço para revelar os próximos passos do Kiatleta. “Estamos em busca de novos parceiros para 2024, a fim de começarmos o ano com muita força. Vamos iniciar a fase de seleção e federação de atletas, sabendo que devemos estar bem estruturados e dar um passo de cada vez. Agradeço a todos aqueles que sempre acreditaram em nossa capacidade e, agora, estamos ainda mais fortalecidos, rodeados de pessoas boas e cheias de sonhos. Finalmente, após 22 anos, podemos dizer que somos uma associação: “Kiatleta Associação Desportiva”, comemora Toninho.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o projeto Kiatleta? Compartilhe nas redes sociais e deixe um comentário!

Não deixe de ler também – 99 anos de história: FPA entra na contagem regressiva para o Centenário

ATLETISMO PAULISTA – TRANSFORMANDO VIDAS – RUMO AO CENTENÁRIO 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here