Em crescimento, atletismo de Cerquilho participa de evento da FPA

379

Localizada na Região Metropolitana de Sorocaba, Cerquilho tem uma população estimada em 46.733 habitantes (segundo dados do IBGE 2017), no esporte o ponto forte é handebol, mas o atletismo vem ganhando força a cada ano como explicou o professor Osmar Ferreira Pinto.

“Eu presto serviço para prefeitura há três anos na escolinha de atletismo e nunca se deu importância pra este esporte em Cerquilho, pois, o esporte que mais se destaca é o handebol. Comecei o projeto indo nas escolas e pedindo para as crianças conhecerem um esporte diferente. Depois de um ano já tinha 50 crianças aprendendo a correr e saltar, mas o arremesso não é uma modalidade que atrai muito a criançada, daí ter que despertar nos que tem um potencial maior”, contou o professor.

Após longos meses de distanciamento social causado pelo novo coronavírus, a equipe de atletismo da cidade de Cerquilho voltou a participar de uma competição, desta vez, o 1º Festival Virtual FPA de Arremesso de Peso, organizado pela Federação Paulista de Atletismo.

Com dois representantes na categoria Sub-16, a cidade de Cerquilho vê um crescimento na procura por jovens pela modalidade. Destaque para o jovem, Jackson Rodrigues Galvão, que completou 14 anos, em maio.

“Quando disse que tinha um evento que a Federação Paulista de Atletismo estava apoiando, foi pra eles a realização!! Poder aparecer na tv e com apoio de “gente grande” é o máximo para eles! Algumas outras crianças queriam até fazer o arremesso, mas ainda não estão treinando”, contou o professor Osmar Ferreira Pinto.

“Meu aluno Jackson desde o início queria arremessar ou lançar, devido à força natural que ele tem e com menos de dois anos já conseguiu evoluir muito. Muitas meninas estão chegando para praticar atletismo, isso é muito importante para nós. São crianças que não tem tanta habilidade para corrida e saltos, mas com bom desempenho nos lançamentos e arremessos”, pontuou Ferreira.

“Tenho no meu grupo uma atleta de salto em distância (Rebeca Pansarini), que também tem muito potencial e assim como o Jackson, acabam se tornando referência para o desenvolvimento do esporte”, completou o professor.

Fala Professor!!!

“Para nós, que somos professores da base temos sempre um grande desafio que é o de despertar e incentivar o atletismo nas crianças que não tem muitas oportunidades na vida! Fazer eles entenderem que através do esporte eles podem até ter uma ascensão social é gratificante”, finalizou Osmar Ferreira.

No 1º Festival Virtual FPA de Arremesso de Peso, participaram atletas das categorias Sub-16, Sub-18 e Sub-20.

Resultados dos atletas de Cerquilho no Festival
Categoria Sub-16

Feminino
Raissa da Silva Magalhães (IPEFE Cerquilho) – 4,88 m

Masculino
Jackson Rodrigues Galvão (IPEFE Cerquilho) – 10,53 m

Fala Presidente!

“Como dirigente, também avalio positivamente, o festival é uma ferramenta de inclusão e motivação muito interessante. Ver tanta gente de diferentes lugares participando, se mobilizando, e principalmente se divertindo, mostra que todo o investimento da equipe no desenvolvimento e preparação valeu a pena, e mostra que a temporada oficial promete esse ano, nisso os atletas estão bem. A força do Atletismo é enorme, e acredito que em 2020 teremos grandes resultados, em todas as categorias. Agradeço a todos e todas pelo apoio, e por terem acompanhado”, completou o presidente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here