E.C. Pinheiros: Projeto promove base e inclusão de jovens atletas no atletismo 

154
Professora Karem Borges com atletas associados do E.C. Pinheiros competindo no Campeonato Paulista Loterias Caixa de Atletismo Sub-16 - Foto: Junior Alves
Professora Karem Borges com atletas associados do E.C. Pinheiros competindo no Campeonato Paulista Loterias Caixa de Atletismo Sub-16 - Foto: Junior Alves

O E.C. Pinheiros realiza um trabalho importante com seus associados apresentando os benefícios do atletismo para jovens que desejam conhecer a modalidade. 

Além disso, os participantes têm a oportunidade de mostrar o desempenho em grandes competições de atletismo de base, como o Campeonato Paulista Loterias Caixa de Atletismo Sub-16. 

Todos os laços criados pelo projeto de atletismo com associados do clube Pinheiros formam um grupo focado em torno da modalidade. São alunos, treinadores e a família de todos os envolvidos que se divertem, torcem e se emocionam juntos. 

Cada passo é essencial para a formação de atletas que levam o esporte para a vida, mesmo que não sigam profissionalmente no atletismo. 

A treinadora Karem Borges, que lidera o projeto com associados do E.C. Pinheiros, falou um pouco mais sobre a iniciativa e como ela tem impactado positivamente a vida de todos os envolvidos. 

“O Pinheiros está investindo na formação e estou conseguindo desenvolver o trabalho, demonstrando meu amor pela modalidade, ensinando eles a gostarem também, por isso estão empolgados em competir agora”, comemora a treinadora.

Para quem não sabe, a treinadora foi um dos destaques do Salto com Vara no final dos anos 90 e nos anos 2000, sendo campeã do Troféu Brasil, participando de Sulamericano e conquistando alguns pódios ao longo da carreira. 

Vale destacar que a professora está no top 20 do Brasil de todos os tempos no salto com vara, ocupando a 16ª posição ao saltar 3,80 em 2006. 

Com esse currículo vitorioso e vasta experiência na modalidade, a treinadora aproveita o espaço no Pinheiros para desenvolver um belo trabalho com jovens atletas que estão começando no atletismo. 

Empolgação das famílias

Um dos pontos que chamam a atenção nas competições é a torcida calorosa dos familiares pelos atletas associados do Pinheiros, conforme reforça a treinadora. “Todas as famílias acompanham, os pais são uns fofos, todos são associados. O meu grupo é uma família e está crescendo dentro do Pinheiros. Tenho 100 alunos com horários separados e está começando a crescer cada vez mais. Quando um atleta nosso está competindo vem todo mundo junto torcer e prestigiar”

Atleta associada do E.C. Pinheiros no Paulista-Sub-16
Atleta associada do E.C. Pinheiros no Paulista-Sub-16 – Foto: Junior Alves

Desenvolvimento de atletas do E.C. Pinheiros

Trabalhos como este desenvolvido no E.C. Pinheiros demonstram a importância do investimento no esporte para fomentar a prática esportiva entre os associados, beneficiando todos os envolvidos. 

“Eu divido bastante da minha experiência no Salto com Vara e busco mostrar a importância do atletismo não só na parte de competir e isso reflete em outras modalidades dentro do Clube Pinheiros, deixando os alunos encantados pelo esporte e por isso eles ficam com a gente”, declara Karem.   

“Além disso, tem a parte das famílias, a socialização, a amizade, as viagens, eles estão empolgados com tudo que o atletismo pode oferecer. Antes não era tão divulgado para o associativo, não tinha um trabalho feito para eles, então com esse amor que eu tenho pela modalidade mostrei que eles também têm condições, e olhando até para aqueles que não tinham um resultado tão bom, talvez não tiveram uma infância com brincadeiras (na rua), hoje é diferente, e essa geração está vendo que tem potencial para conquistar bons resultados”, pontua a treinadora

Exemplo de superação 

A professora lembra de um caso de superação, no qual uma atleta que não conseguia bons resultados passou a se destacar na categoria de base. “Tinha uma menina que treinava no Salto em Distância. Ela corria e caía logo no início da caixa, depois falava ‘eu não sou boa’ e eu sempre falava para ela ‘eu acredito em você’, depois de um tempo eu trouxe ela para participar de campeonatos do interior e lembro que era uma pista de carvão e ela saltou 4,85 no Sub-16 da época e hoje ela compete pela faculdade”.

Ambiente familiar 

O projeto com associados fomenta a prática esportiva em toda a família, onde pais e filhos passam a treinar juntos. “Eu tenho outros alunos que também não continuaram profissionalmente, mas estão competindo pela faculdade e levam o esporte com eles e para a família. Tem muita gente da corrida de rua no clube e curtindo que os filhos façam atletismo também para futuramente fazer corrida juntos”, revela a professora.

Transformação através do atletismo 

Karem revela estar feliz com o resultado do trabalho que começa a dar frutos, com a presença de atletas associados competindo com profissionais. “Estou emocionada de ver o resultado. No sub-18 um dos meus atletas, o Mateus Egídio, de 16 anos, fez 4,31 e ficou em terceiro no campeonato passado. Teve uma outra aluna que competiu pela primeira vez no sub-18. Eles estão vendo que é possível representar o clube. Porque tem os atletas profissionais do Pinheiros e agora estão competindo junto com eles e isto está sendo muito especial”. 

Karem levou três atletas do projeto para participarem da competição
Karem levou três atletas do projeto para participarem da competição – Foto: Junior Alves

Carreira da Treinadora Karem Borges

A treinadora aproveitou para falar resumidamente da carreira. “Eu fui ginasta e treinei até 16 anos, depois o acabei indo para o Salto com Vara fazer teste e comecei minha carreira na modalidade. Viajei, fui para sulamericano, fui campeã do Troféu Brasil, peguei alguns pódios e essa foi minha carreira. Por um tempo eu competia e dava treino e depois decidi deixar só meus atletas competindo”. 

Inclusão

Hoje o projeto conta com cerca de 100 alunos em idade para competir em campeonatos de base e jovens autistas e atletas paralímpicos.

“Hoje no Campeonato Sub-16 estou com três atletas, mas tenho mais treinando comigo. Alguns não puderam vir e outros não estão tão preparados. Ao todo, temos cerca de 100 atletas associados no Clube Pinheiros treinando comigo, no sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18 e alguns continuam comigo mesmo saindo do sub-18, e o mais interessante é que o meu grupo é inclusivo, temos um atleta autista de grau severo e ele treina muito bem com o grupo, é um presente para mim ver o desenvolvimento dele, o esporte faz muita diferença, hoje ele fala e faz exercícios muito bem, ele olha para mim e o olho dele brilha. Treina comigo também o João Horemans do paralímpico que é T37, temos um outro com deficiência intelectual que vai começar a competir e esse é o meu trabalho, feito com muito amor para a gente ir crescendo”, revela emocionada. 

Investimento do E.C. Pinheiros 

Todo esse trabalho só é possível graças ao investimento do E.C. Pinheiros no atletismo, conforme reforça a professora. “O clube dá todo o apoio, suporte e material. Também tenho um grupo técnico que me ajuda a aprender cada dia mais, temos o Clodoaldo, o Cláudio Castilho que não está mais no Pinheiros, mas tenho um carinho imenso e devo muito a ele, pois ele acreditou em mim para eu virar uma técnica de atletismo”

Agradecimento aos atletas do E.C. Pinheiros

“Eu tenho amor por cada um deles, quando eu falo família isso é real. O olhar deles para mim, o respeito, poder dividir o dia-a-dia e dar um conselho, os pais até pedem para a gente ter um diálogo com eles, então é muito bacana esta relação. Estou muito feliz de estar crescendo e me animo, choro e me emociono junto com os pais”, revela Karem. 

Associada é vice-campeã paulista e vice líder do ranking nacional 

A atleta Fernanda Angeiras, que faz parte do projeto comandado pela professora Karem, competiu no campeonato paulista em alto nível. 

Na semifinal dos 75m rasos a jovem velocista fez o tempo de 9.83, conquistando a vice-liderança do ranking brasileiro sub-16 em 2023. 

Após o resultado, Fernanda revelou: “Final de semana passado eu fiz 9.99 e estou muito feliz por ter baixado meu tempo e agora vamos ver o que vai acontecer na final”.  

Fernanda Angeiras, vice-campeã Paulista e segunda no ranking nacional nos 75m rasos - foto: Junior Alves
Fernanda Angeiras, vice-campeã Paulista e segunda no ranking nacional nos 75m rasos – foto: Junior Alves

Na final, a atleta fez o tempo de 9.88 conquistando a medalha de prata no estadual. 

O esporte está no DNA da atleta, para se ter uma ideia, durante a competição os pais dela estavam em Porto Alegre competindo e buscando índice para a Maratona de Boston, a irmã gêmea dela é da natação, todos eles vivendo o dia-a-dia do E.C. Pinheiros. 

Histórias como essas demonstram como o atletismo transforma a vida das pessoas através de projetos e da prática esportiva em suas variadas modalidades. 

Leia também – 99 anos de história: FPA entra na contagem regressiva para o Centenário

ATLETISMO PAULISTA – TRANSFORMANDO VIDAS – RUMO AO CENTENÁRIO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here