E.C. Pinheiros é o grande campeão do XLI Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo

646
XLI Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo - Capa Final

O XLI Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo começou no último dia 22 e se encerrou neste sábado, 25 de junho. Promovido pela CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo), o evento aconteceu no estádio Nilton Santos na cidade do Rio de Janeiro.

Considerada a mais importante do país e da América Latina na modalidade, a competição recebeu a inscrição de 778 atletas, de 120 clubes, 21 estados e do Distrito Federal. 41% dos clubes inscritos, aliás, são filiados à FPA (Federação Paulista de Atletismo), ou seja, uma representatividade e tanto para o Estado de São Paulo.

Vale dizer que o Troféu Brasil foi a última oportunidade para atletas conquistarem índice para o Campeonato Mundial do Oregon nos Estados Unidos, que acontecerá entre 15 e 24 de julho.

De modo geral, o Atletismo Paulista deu um show em todas as sete etapas da competição. Para se ter uma ideia prévia, 24 clubes paulistas pontuaram nas mais diversas provas. Confira a seguir o balanço de tudo o que aconteceu no Troféu Brasil!

Pódio de ouro! Como foi o primeiro dia da competição

O primeiro dia de competições já começou com a grande conquista do atleta Felipe Bardi (SESI-SP), que levou o ouro nos 100 m rasos. O competidor paulista buscava o título brasileiro para coroar de uma vez sua carreira, afinal, Bardi já havia conquistado o campeonato sul-americano, mas nunca o nacional.

Em entrevista à Federação Paulista de Atletismo, Bardi contou sobre a sensação de subir no lugar mais alto do pódio. “Já tinha sido bronze, já tinha sido prata, mas o ouro ainda não tinha. Agora graças a Deus chegou o momento”, contou

Natural de Americana (SP), Felipe conquistou o feito ao bater o tempo de 10.13. O pódio foi completado por Rodrigo Nascimento (CT-Maranhão-MA) no segundo lugar e Erik Felipe Cardoso (SESI-SP) em terceiro. Os três atletas estão com índices para o Mundial de Oregon.

Felipe Bardi vence os 100 m no Troféu Brasil e comemora 1º título nacional Foto Wagner CarmoCBAt
Felipe Bardi vence os 100 m no Troféu Brasil – Foto: Wagner Carmo / CBAt

Favoritismo comprovado

No feminino, Vitória Rosa (E.C. Pinheiros- SP) confirmou o favoritismo levando o ouro nos 100 m com o tempo de 11.25, seguida por Lorraine Martins (E.C. Pinheiros-SP) com 11.40 e Ana Caroline Azevedo (CT-Maranhão-MA) com 11.41.

A campeã brasileira revelou a satisfação em vencer a prova. “Fiquei muito feliz com mais uma medalha nesta competição muito importante. Gosto muito de disputar o Troféu Brasil. Mas meu foco está voltado todo para o Campeonato Mundial do Oregon”, disse a velocista a Cbat após a competição.

Destaque no Paulista e campeão brasileiro

Outro destaque paulista na competição foi André Luiz Silva Antônio (Praia Grande – SP), que ficou com a medalha de ouro nos 5.000 m ao fechar a prova em 14:09.11. Em segundo ficou Gilmar Silvestre Lopes (ABDA-SP), com 14.16.55 e em terceiro Wendell Jerônimo Souza (ACORR-MT), com 14:18.34.

Lembrando que André Luiz faturou o 98º Campeonato Paulista Loterias Caixa de Atletismo nos 5.000 m e 10.000 m na divisão A1.

Segundo dia – Salto, 400 m e martelo foram os destaques paulistas

O segundo dia de competições no estádio Nilton Santos contou com o encerramento do Decatlo masculino. Felipe Vinícius dos Santos (E.C. Pinheiros-SP) terminou em segundo e pôs a medalha de prata no peito.

Oatleta que representou o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio 2020 reclamou de dores no corpo, mas mesmo assim conseguiu subir no pódio, fechando a prova com 7.666 pontos. Pedro de Oliveira (AFE-SP) ficou em terceiro, com 7.504 pontos.

Domínio paulista no Salto em Altura

Já no Salto em Altura masculino, os clubes paulistas dominaram a competição. O ouro ficou com Thiago Moura (ASUFAM-SP) com 2,23 m, seguido por Fernando Ferreira (IEMA-SP) com 2,21 m e fechando o pódio com Talles de Souza (E.C. Pinheiros-SP) com 2,14 m.

Ouro no Salto em Distância

O atletismo paulista brilhou também no Salto em Distância com o ouro conquistado por Lucas Marcelino dos Santos (E.C. Pinheiros-SP), que fez 7,68 m.

Favoritismo comprovado no Martelo masculino

No martelo, o paulistano Allan Wolski conquistou o quinto título do Troféu Brasil na carreira com a marca de 72,05 m. A prata ficou com Luís Gustavo Aguiar da Silva (Praia Grande – SP) com 66,75 m e o bronze com Alencar Chagas Pereira (UCA-SC), com 66,01 m.

Allan Wolski fatura o ouro no Martelo - Foto: Instagram do atleta
Allan Wolski fatura o ouro no Martelo – Foto: Instagram do atleta

Revezamento 4×100

Os atletas do SESI-SP venceram o revezamento 4×100 com 38.90, contando com Felipe Bardi, Adrian Henrique Dias Vieira, Lucas Conceição Vilar e Erik Felipe Barbosa Cardoso.

Já no revezamento 4×100 feminino, as atletas do E.C. Pinheiros-SP, Vitória Rosa, Andressa Moreira Fidelis, Lorraine Barbosa Martins e Lia Raquel dos Santos Carvalho ficaram com ouro ao fazer o tempo de 44.93.

Que prova! Ouro nos 400 m feminino

O segundo dia de competições no Rio de Janeiro teve como destaque a disputa dos 400 m feminino.

A atleta Tiffani Marinho da (ORCAMPI-SP) trouxe mais um ouro para o Atletismo Paulista na competição nacional com o tempo de 51.51.

A velocista está qualificada para o Mundial de Atletismo e comemorou muito o resultado após melhorar sua marca que anteriormente era de 51.73. “A gente vem buscando esse PB há alguns anos. Estou muito, mas muito feliz. Vou entrar no Mundial mais confiante”, disse ela ao site da Cbat.

Tiffani Marinho ouro nos 400 m com barreiras - Foto: Wagner Carmo/Cbat
Tiffani Marinho ouro nos 400 m com barreiras – Foto: Wagner Carmo/Cbat

Domínio paulista no Martelo feminino

O dia também contou com as finais do Martelo feminino com o pódio formado apenas por clubes paulistas.

O ouro ficou com Mariana Grasielly Marcelino (IEMA-SP), que ganhou a competição pela oitava vez. Desta vez, a atleta que também é campeã sul-americana fez a marca de 66,11 m.

O pódio foi fechado pela prata conquistada Anna Paula Magalhães (E.C. Pinheiros-SP) com 59,69 m, e Mveh Viviane Jeane de Dieu Gracielle (Sogipa-SP) bronze, com 57,12 m.

Terceiro dia – Domínio nos 800 m e Disco, ratificação de índice Sub-20, presença de ídolos e show de Danielzinho

O terceiro dia de competições no estádio olímpico Nilton Santos ficou marcado pelo ouro de Eduardo Ribeiro Moreira, o Dudu (E.C. Pinheiros – SP), com o tempo de 1:47.24.

O atleta inclusive foi surpreendido com a presença de dois ídolos do Atletismo brasileiro na premiação: Joaquim Cruz (Campeão olímpico nos 800 m em Los Angeles 1984 e prata em Seul 1988) e Zequinha Barbosa (Campeão Mundial nos 800 m em 1987).

Zequinha Barbosa, Dudu e Joaquim Cruz nos 800 m - Foto: Wagner Carmo/Cbat
Zequinha Barbosa, Dudu e Joaquim Cruz nos 800 m – Foto: Wagner Carmo/Cbat

Já nos 800 m feminino a prova foi conquistada por Mayara dos Santos Leite (E.C. Pinheiros-SP) com o tempo de 2:06.43. A velocista treina junto com Dudu na cidade de Bragança Paulista em São Paulo.

Paulistas dominam o Lançamento do Disco

O Lançamento do Disco do XLI Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo foi formado por atletas de clubes paulistas.

Ao conquistar a marca de 58,13 m, Alan Christian de Falchi (ADC São Bernardo-SP) ficou com a medalha de ouro. O atleta revelou estar indisposto na prova e que esperava bater a marca dos 60 m.

Wellinton Fernandes da Cruz Filho (IEMA-SP) fez 57,22 m e levou a prata; e Douglas Junior dos Reis (IEMA-SP) com 54,07 m ficou com o bronze.

Ratificação de Índice Sub-20 nos 100 m

A atleta Ana Luísa Couto Soares Ferraz (Orcampi-SP) ratificou nos 100 m com barreiras o Índice para o Mundial Sub-20 que será disputado em Cali na Colômbia com o tempo de 14.20.

Infelizmente, a atleta teve que abandonar a disputa do Heptatlo e revelou o motivo em sya rede social. “Gostaria de agradecer a todos pela torcida. Mas não estou em condições de continuar a prova. Estou sentindo a posterior e para falar a verdade fui longe demais. Queria competir para ficar em paz comigo, mas preciso respeitar meu corpo. Saio dessa competição triste por alguns fatores, mas feliz por ter dado o meu 120% nas condições que estava, além de todo aprendizado”, desabafou Ana Luísa.

Show de Danielzinho

Depois de faturar a Meia Maratona do Rio de Janeiro 2022, o paulista Daniel Ferreira do Nascimento, o Danielzinho (Associação Noroeste Runners-RS), deu show no Troféu Brasil e levou o ouro nos 10.000 m do XLI Troféu Brasil com o tempo de 28:40.17.

Leia mais: Fenômeno: Danielzinho dá show e fatura a Meia Maratona do Rio 2022 

Danielzinho deu show no Troféu Brasil e levou o ouro nos 10.000 m - Foto: Wagner Carmo/Cbat
Danielzinho deu show no Troféu Brasil e levou o ouro nos 10.000 m – Foto: Wagner Carmo/Cbat

Ouro nos 10.000 m feminino

Nos 10.000 m feminino o ouro ficou com a atleta Graziele Zarri (E.C. Pinheiros – SP) com o tempo de 33:49.83.

Último dia de competições – E.C. Pinheiros grande campeão do Troféu Brasil

A 7ª e última etapa do XLI Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo contou mais uma vez com atletas paulistas no pódio.

No Lançamento do Dardo, Jucilene Sales de Lima (IEMA-SP) conquistou a medalha de ouro ao alcançar a marca de 55.96.

Vitória Rosa conquistou seu 3º ouro

A velocista carioca, Vitória Rosa e atleta do E.C. Pinheiros-SP também faturou o primeiro lugar nos 200 m, fechando o Troféu Brasil com três medalhas de ouro.

A atleta falou um pouco sobre as conquistas: “Isso é muito gratificante porque a todo momento dou meu melhor na pista. A gente fica muito tempo longe da família, faz sacrifícios, mas também é recompensada com conquistas importantes”, disse ela ao site da Confederação Brasileira de Atletismo.

Vitória Rosa conquista três ouros - Foto: Divulgação Cbat
Vitória Rosa conquista três ouros no XLI Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo – Foto: Divulgação Cbat

Dobradinha paulista nos 400 m com barreiras

Já nos 400 m com barreiras foi a vez de Márcio Teles (Orcampi-SP) de se consagrar hexacampeão do Troféu Brasil com a marca de 50.46.

O pódio foi completado por Hederson Alves Estefani (E.C. Pinheiros-SP) com 50.59 e Jordan Santos de Souza (Orcampi-SP) com 50.68.

A dobradinha paulista nos 400 m com barreiras se deu no feminino, com a conquista da atleta Jéssica Moreira (E.C. Pinheiros-SP), que fez a marca de 56.55.

Clubes paulistas dominam heptatlo feminino

No Heptatlo feminino, os clubes paulistas dominaram. O pódio foi formado por Jenifer Nicole Vieira Norberto (IEMA-SP) com 5.507 pontos; Raiane Vasconcelos Procopio (E.C.Pinheiros) e Paloma Dias Cardoso (Clube Esperia).

E.C Pinheiros campeão e protagonismo paulista encerram a competição

O atletismo paulista mais uma vez demonstrou sua força na principal competição do país. O E.C. Pinheiros se sagrou o grande campeão do XLI Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo, encerrando sua participação com 435 pontos.

Na segunda colocação ficou a ORCAMPI-SP com 167 pontos e em terceiro a UCA-SC com 166 pontos.

XLI Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo - Capa Final
XLI Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo – E.C. Pinheiros conquista a competição – Foto: Wagner Carmo/Cbat

Resultado Masculino

Na classificação por equipes masculino, o E.C. Pinheiros ficou em primeiro lugar com 195,5 pontos. Em segundo, a ORCAMPI com 85,5 pontos e em terceiro, a UCA-SC com 83 pontos.

Resultado Feminino

Na classificação por equipes feminino, o E.C. Pinheiros ficou em primeiro lugar com 239,5 pontos. Em segundo a UCA-SC com 83 pontos e em terceiro a ORCAMPI-SP com 81,5 pontos.

Quadro de medalhas

O estado de São Paulo garantiu a liderança no quadro de medalhas com 72 medalhas, sendo elas:

  • 24 de ouro;
  • 25 de prata;
  • 23 de bronze.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here