Dores nas costas: Como evitar com práticas simples

1174
Foto: Rede Social do Personal Mauricio Barcellano

Com muitos segmentos fechados por conta da pandemia do novo coronavírus, aumentou de modo considerável os relatos de dores nas costas. Seja ela causada por má postura, tensão ou problemas na coluna, é uma das queixas mais comuns e atinge um grande número da população brasileira.

Desgaste excessivo, como na prática de exercícios ou no levantamento de peso em excesso, a permanência na posição sentada ou deitada por períodos prolongados, dormir em uma posição desconfortável são algumas causas comuns para o surgimento das dores nas costas, que nem sempre significa ser um sintoma de doença.

Para Vitoria Alves, fisioterapeuta do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP/ Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, os movimentos repetitivos podem desalinhas a coluna vertebral.

“Movimentos repetitivos que realizamos no dia a dia, no trabalho, em atividades domésticas e até mesmo na prática de esportes, acabam desalinhando nossa coluna vertebral ou a deixam mais rígida e é aí que surge a dor nas costas, problema extremamente comum entre as pessoas”, explicou.

“Evitar movimentos de grande amplitude com a coluna, um exemplo: ao abaixar para pegar algo no chão, ao invés de flexionar a coluna, flexionar os joelhos e manter a coluna ereta”, completou Vitória Alves.

Locomover mais e ficar menos horas na mesma posição é a recomendação da fisioterapeuta do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Ana Paula Monteiro.

“Erramos a postura em locais de longa permanência. Se você vai ficar um bom período na mesma posição dentro de um ônibus ou de um carro, ou ainda na sala de aula ou no trabalho, é aí que você tem os erros de postura”, avisa Ana Paula.


A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo separou oito dicas para evitar dor nas costas

Repousar
Deitar no chão ou em um colchão mais duro por 10 minutos, com pernas apoiadas sobre uma cadeira

Dormir de lado
Com um travesseiro que apoie o pescoço e outro entre as pernas

Compressas mornas
Colocar bolsa de água quente no lugar da dor para relaxar o músculo por mais de 20 minutos

Tomar banho quente
Aproveitar a pressão da água sobre o lugar doído

Sentar de maneira correta
Não cruzar as pernas ao sentar, sente-se em cadeiras cuja altura seja suficiente para apoiar as plantas dos pés no chão

Não ficar muito tempo na mesma posição
Levantar de hora em hora, no mínimo, e movimentar os quadris

Massagem
Feita por um especialista, para o relaxamento dos músculos; evite profissionais que queiram “colocar sua coluna no lugar”

Alongamento
Deitar em uma bola de pilates e soltar cabeça e braços para trás, possibilitando que a coluna seja esticada

Desde meados do mês de março, o Estado de São Paulo seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), entrou em quarentena para evitar a propagação do novo coronavírus.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here