Do sonho à realidade, ADC do Vale anuncia equipe de atletismo

632

Nesta quinta-feira (3 de setembro), aconteceu a inauguração oficial do Time de Atletismo ADC do Vale, de acordo com o Presidente da Federação Paulista de Atletismo, Joel Oliveira, é a primeira equipe federada da história do Vale do Ribeira. A sede do clube “ADC DO VALE”, será na cidade de Cajati, porém é uma equipe plural, coletiva, ela é a junção de forças de cinco projetos sociais de Atletismo nas cidades de Miracatu, Juquiá, Registro, Cajati e Apiaí.

O Vale do Ribeira é um verdadeiro celeiro de talentos e revelou grandes nomes do atletismo brasileiro: Rosemar Coelho Neto (medalhista olímpica em Pequim 2008 no revezamento 4×100 m), Júlio Cesar da Costa (Bi-campeão Sul-Americano do salto triplo nas décadas de 80 e 90) e Rogério Bispo, tri campeão sul-americano no salto em distância e Campeão Mundial Militar, e atualmente primeiro vice-presidente e diretor-executivo da FPA.

A criação dessa equipe é a materialização do sonho de toda uma região, há mais de 30 anos o Professor Júlio Cesar da Costa (Prof. Julião) plantou a semente e a inspiração do projeto é a Medalhista Olímpica Rosemar Coelho Neto, nascida em Miracatu, hoje treinadora do SESI em Registro.

Rosemar Coelho
Nós do Vale do Ribeira sempre tivemos essa luta, eu agradeço ao presidente Milton Filho por tudo que está fazendo, pela sensibilidade para com o atletismo do Vale do Ribeira e estar junto nesta causa. Com certeza fará a diferença na vida desses atletas e crianças. Nosso trabalho é realizado há anos, mas sem muitas condições e toda dedicação dos professores.

O professor Júlio Costa, que há anos vem nessa luta, o professor Erivan, a Lia Oliveira (Apiaí).

Eu ainda tenho o privilégio de estar dentro do Sesi Registro e meus alunos ainda participam de algumas competições, muitos não são federados. Acontece que tantos atletas, como professores acabam tendo que sair e competir por outros clubes de outras cidades.

Muitas vezes sobra para o professor correr atrás de transporte e verba para essas crianças competirem e eles não têm ajuda de custo, o jovem de 16, 17 anos precisa desse tipo de apoio para seguir treinando.

Dúvida sobre o projeto: Algumas pessoas de outras cidades do Vale do Ribeira me questionaram o motivo de não contemplar todas as cidades da região, ai expliquei que, ADC do Vale é o nome do clube, antiga Vale do Rio Doce.

Eu agradeço imensamente ao Milton por tudo que está fazendo pelo Atletismo e assim melhorar a modalidade na região. Temos muitas chances de revelar novos atletas para o Brasil, quem vai ganhar são essas crianças, elas terão oportunidades que eu não tive, o Júlio não teve, o Rogério não teve, mas essas crianças vão ter.

Professor Erivan Carneiro não resistiu e já logo para o primeiro treino

Erivan Carneiro

O nascimento desse projeto vem pra dar um passo à frente e fortalecer ainda mais a importância e relevância do esporte, em geral (social e competitivo) na formação e desenvolvimento do cidadão/Atleta.

Não deu para segurar a ansiedade. Primeiro Treino nesse lindo sonho…EQUIPE ADC DO VALE DE ATLETISMO.

Depois de vários anos de muita luta e superação, sim hoje temos uma equipe na Cidade e Região pra representar e não deu pra esperar muito pra começar os trabalhos sob essa bandeira, então já viu… TREINAMOS…no lugar lendário para nós… As calçadas da E.E. Ver José Rodrigues na Vila Tatu.

Lia Oliveira

A filiação junto a FPA vai nos possibilitar abrir novos caminhos para o desenvolvimento dos nossos atletas, que a partir de agora terão novos objetivos e metas. Antes nossos sonhos eram voltados a chegar à final estadual escolar e Jogos da Juventude, agora com a filiação teremos muitas competições ao longo do ano e podemos sonhar com objetivos mais altos, como chegar a um Campeonato Brasileiro.

Além disso a perspectivas dos atletas em relação a um futuro no atletismo muda completamente. Eles estão mais animados e dispostos a treinar.

É como se um novo mundo abrisse as portas. Não sei mensurar o tamanho da minha felicidade e gratidão por esse projeto estar se concretizando.

Veja entrevista com Lia Oliveira para o site Central Esportiva

Há 3 anos atrás iniciava em Apiaí a escolinha de Atletismo, de lá pra cá muitas batalhas foram vencidas, de porta em porta no comércio consegui arrecadar dinheiro para confecção das nossas camisetas, comprar alguns implementos e sapatilhas. Recebi muitos “nãos“ que ao invés de me fazer cair, me fortaleceram ainda mais.

Agradeço muito a Deus por nunca me deixar desistir dos meus sonhos, a minha família que são a base de tudo na minha vida. Ao Projeto de Atletismo da Cidade de Cabreúva onde iniciei no Atletismo, com os Professores Leandro Constante, Tatiana Tais Marciano e Roseli, ao Professor Robson Mian do Time Jundiaí, por também passei e que me incentivou a voltar a minha cidade natal, para aqui iniciar este projeto.

Por fim, agradeço aos meus atletas, que são excepcionais e tenho certeza que farão de tudo para representar com garra essa equipe, ao Wlamir Motta Campos ao qual não tenho palavras para agradecer tudo que me ajuda em Apiaí e aos demais treinadores que compõe este time, e que sou fã incondicional do trabalho deles: Rosemar Coelho Neto, Erivan Carneiro, Julião e Rogério Bispo.

O vice-presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Wlamir Motta Campos, é um dos grandes incentivadores do atletismo na região parabenizou a iniciativa da formação do novo clube.
 
“Desejo muito sucesso a equipe ADC do Vale, tenho certeza que ela será uma grande ferramenta de inclusão e transformação social no Vale do Ribeira”, falou Motta.

Para finalizar, o presidente da Federação Paulista de Atletismo, Joel Lucas Oliveira, classificou o dia como, dia de alegria para o Atletismo Paulista.
 
“Dia de alegria pro Atletismo Paulista! Filiação da ADC Vale, de Cajati, fruto do “Atletismo Raiz”, administrativamente liderada na FPA pelo nosso Diretor Executivo Rogério Bispo, idealizada por Erivan Carneiro, fomentada por Rosemar Coelho Neto, apadrinhada por nosso camarada Wlamir Motta Campos e já amada por muitos de todo o Vale do Ribeira, afinal é a primeira equipe federada de atletismo na história da região. Em 13 meses de atuação, nossa diretoria da FPA, com o programa de aproximação de filiados FPA trouxe 11 equipes para o mapa do esporte federado brasileiro! Viva o Atletismo!”, parabenizou o presidente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here