Dia 23 de junho é comemorado o Dia Olímpico

45
Adhemar Ferreira da Silva foi o 1º campeão olímpico a ser porta-bandeira do Brasil na abertura dos Jogos. Foto: O Globo

Dia 23 de junho é comemorado o Dia Olímpico. Seja você atleta, profissional do esporte ou apenas um admirador, ano olímpico é sempre um ano diferente. Quem irá nos representar nas mais diversas modalidades, quem entrará com a bandeira do Brasil no estádio olímpico, são algumas das expectativas que criamos, mas 2020 está sendo diferente.

Em 2020, o mundo foi surpreendido com a pandemia causada pelo novo coronavírus e de meados de março até a presente data, muitas competições foram adiadas ou canceladas, mas em termos de competições nada aconteceu e todos tiveram se que trancar em casa e essa é a melhor forma para estancar esse vírus.

Todavia é preciso exaltar o Olimpismo que habita em cada ser que dedica sua vida ao esporte, assim, o Diretor-Executivo da Federação Paulista de Atletismo, Rogério Bispo deixou seu recado.

“Lamentamos profundamente o adiamento dos Jogos Olímpicos, mas hoje é o dia que simboliza o Movimento Olímpico no mundo, o evento Jogos Olímpicos ocorrem a cada quatro anos mas o Olimpismo habita em cada pessoa que dedica sua vida ao esporte!”, disse o ex-atleta do salto em distância.

O Olimpismo é uma filosofia não apenas esportiva, mas de vida, fundamentada no equilíbrio do corpo, da vontade e da mente. Precisamos muito disso neste momento. Se estamos impedidos, por ora, de celebrar como gostaríamos, o Dia Olímpico nos remete a atitudes positivas, que nos inspirem a seguir em frente, mesmo diante de muitos obstáculos. Nossos atletas olímpicos, por exemplo, mantêm treinamentos diários, em demonstrações de coragem, disciplina e determinação. Um espelho para a nossa juventude e para todos nós.

O Dia Olímpico marca o aniversário de fundação do COI, em 1894, e tem o intuito de promover o Olimpismo e o Movimento Olímpico em todo o mundo. Neste dia, Comitês Olímpicos Nacionais, seguidores dos preceitos da Carta Olímpica, organizam em seus países atividades esportivas, culturais e educacionais, voltadas principalmente a jovens e crianças.

É uma celebração à prática esportiva como direito de todo e qualquer cidadão. Portanto, se o dia 23 de junho de 2020 não será comemorado como de outras vezes, não deixaremos nunca de exaltar os Valores Olímpicos, tão essenciais neste momento.

A amizade e o respeito engrandecem as relações humanas, mesmo em formas de contato com as quais não estamos acostumados. Já a excelência hoje é parte fundamental para a autossuperação.

Além desses, reforcemos outros, como responsabilidade, autoconfiança, compreensão e solidariedade. E, principalmente, a perseverança.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here