A Federação Paulista de Atletismo recebe com muita tristeza a informação do falecimento do treinador e professor universitário na cidade de Araraquara, Hilário Francisco de Souza. Apaixonado pela arte de ensinar e também pelo atletismo, o professor faleceu na madrugada de sexta para sábado (15).
Ex-atleta do salto em altura, professor universitário, personal trainer e treinador. Hilário Francisco de Souza tinha uma vida muito ativa, mas nos últimos tempos estava sofrendo bastante devido a complicações de um câncer no fígado.
O professor deixa uma legado para o cidade de Araraquara. A maioria dos treinadores da equipe AFE Araraquara foram alunos do Hilário, na Universidade (UNIP Araraquara).
Emocionada, a atleta Jussara Cristina (AFE Araraquara), competiu no 5º Torneio Atletismo Paulista realizado na Praia Grande e comentou a importância, do professor e treinador, Hilário Francisco de Souza.
“Meu coração dói tanto mais tanto que não consigo explicar. Pra mim, ele foi mais que um treinador, mais que um professor, era Pai…Se hoje eu sou o que sou, se sou uma atleta, é graças a ele… Ele sempre foi muito exigente e sempre pegava no meu pé dizendo – Vai estudar nega, vai ser uma profissional – Eu sei o que ele me ensinou, o que trouxe pra mim e será para vida inteira. Foram quase nove anos de trabalho com ele que é inexplicável. Um pai, mais que um técnico…”, contou em lágrimas a sua relação com o professor e treinador Hilário.
Batista Haddad – Atleta do Lançamento do Martelo
Ele sempre muito preocupado com todos atletas que passaram pelas mãos dele, sempre cobrava muito a parte do atleta, mas também do ser humano fora das pistas.
Muito incentivador dos estudos, não admitia que atleta que treinasse com ele, não estudasse.
Ele tinha a preocupação para que todos criassem uma estrutura de vida fora das pistas, e dizia que um dia a vida de atleta acabaria naturalmente, e era necessário que o pós carreira estivesse estabelecido – disse Haddad, visivelmente emocionado e concluiu.
“Eu agradeço a Federação Paulista de Atletismo pelas condolências e em nome de toda equipe AFE Araraquara deixou meu muito obrigado”.
Clodoaldo Lopes Carmo – Treinador EC Pinheiros
Eu conheço o Hilário deve ter uns 20 anos, é uma perda muito grande para o Atletismo Paulista, como os próprios atletas dizem, ele fomentou a modalidade por muito tempo no interior do Estado, foi uma das pessoas que ajudou a criar uma liga para que o atletismo pudesse continuar na região.
Uma pessoa que pensava o atleta e atletismo fora das pistas e isso é um legado extremamente importante, alguns ex-atletas dele e não só alunos, trabalham com a modalidade. São pessoas com essa dedicação e abnegação que o atletismo precisa.
Participei com ele de diversos cursos, trocávamos várias ideias principalmente sobre meio-fundo e fundo.
É um dia triste, perdemos uma pessoa importante, um homem importante, um treinador importante que fez muito pelo Atletismo Paulista – Finalizou Clodoaldo.