Consudatle promove Seminário Simples de Medições Biomecânicas

133

A Confederação Sul-Americana de Atletismo (Consudatle) realiza no próximo sábado (27 de junho), às 10h o Seminário Simples de Medições Biomecânicas com o bio-engenheiro argentino Dino Palazzi, de Doha Qatar e a presença do ex-atleta olímpico e também técnico olímpico do Brasil Katsuhiko Nakaya, que irá interagir com seu papel de especialista em velocidade de revezamento e obstáculos.
Apresentação será realizada no através do Youtube oficial da Consudatle. Aproveita se inscreva no canal oficial da entidade.

SEMINÁRIO SIMPLES DE MEDIÇÕES BIOMECÂNICAS

O tópico será como usar câmeras e telefones celulares em medições simples e úteis para o treinador esportivo em geral e em particular para velocidade. Uma ferramenta para treinadores esportivos.

Atualmente, o treinamento de todas as especialidades atléticas requer diferentes especialistas para melhorar o desempenho dos treinadores, mas é o treinador que passa mais tempo com os atletas no campo esportivo e requer o uso de vários elementos que melhoram sua tarefa.

As medidas através da fotografia são um dos recursos disponíveis para o treinador, portanto, uma câmera convencional com certas características ou as que hoje em dia nutrem telefones celulares é um elemento que o treinador pode ter ao seu alcance.

O bioengenheiro Dino Palazzi, concluiu seus estudos secundários na Escola Industrial Superior UNL em Santa Fé, sendo um atleta da especialidade de obstáculos durante sua estadia naquela escola.

Posteriormente, fez parte da primeira promoção de Engenheiros da especialidade da Faculdade de Bioengenharia de Oro Verde (Entre Ríos) da UNER.

Nos anos 90, juntou-se à equipe do Centro de Desenvolvimento Regional da IAAF (atual World Athletics) de Santa Fe para a região da América do Sul, onde começou com o desenvolvimento de vários instrumentos de medição adequados para o esporte em geral e em particular para o esporte. AtletiAmésmo.

Posteriormente, ele também exerceu funções no Departamento de Biomecânica do CENARD, em Buenos Aires, Argentina.

Há mais de uma década, ele o faz no Instituto Aspire do Catar, na cidade de Doha. Onde ele continuou acumulando experiências e desenvolvendo instrumentos inovadores para realizar várias medições biomecânicas úteis para vários esportes.

Kasuhiko Nakaya, atleta olímpico de 100 metros e revezamento 4×100m, integrou a equipe brasileira nas Olimpíadas de Moscou em 1980 e em Los Angeles em 1984. Treinador de seu país, integrando em inúmeras ocasiões as delegações nacionais em toda a escala de campeonatos internacionais, incluindo os jogos olímpicos.

Dessa forma, o ADC-CONSUDATLE continua a oferecer a toda a região sul-americana diferentes manifestações úteis para a tarefa dos diferentes atores do atletismo e, especialmente, neste período de limitações derivadas da pandemia da COVID-19, que interrompeu a prática. de esportes em todo o continente.

O Curso de Treinamento em Gestão a Distância está atualmente em desenvolvimento, com a participação de 61 pessoas dos treze países da região e com duração de seis meses.

Outro dos cursos que também incluirá todos os países da região e usará o formato remoto será a Organização de Competições, que está sendo oferecida atualmente às federações membros da América do Sul.

Outros programas a distância são organizados com base nas solicitações das federações nacionais de alguns países, como o treinamento de técnicos prestes a começar na Colômbia. No Equador, Venezuela, Argentina, Brasil e Chile, várias atividades de treinamento à distância já foram realizadas e continuam.

A apresentação acontecerá no sábado, 27 de junho, às 10h na Argentina. É organizado pelo ADC-CONSUDATLE e coordenado pelo seu diretor com a colaboração do consultor técnico esportivo do referido órgão, Oscar Gadea.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here