Confiante, Maxsuel dos Santos (Luasa-Taubaté) quer se desafiar no Campeonato Paulista

664
Maxsuel dos Santos (Luasa - Taubaté)
Maxsuel dos Santos (Luasa - Taubaté) - Foto: Carlo Frediani

Aos 21 anos de idade, Maxsuel dos Santos Santana será o reforço da Luasa, Taubaté (SP), para a prova de 200m no 98º Campeonato Paulista Loterias Caixa de Atletismo, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de maio em São Paulo.

Medalha de bronze no Sub-23 de Atletismo de 2021 com o tempo de 20.99, Maxuel agora se empenha para conseguir se superar no estadual. “A preparação está sendo árdua como em todos os anos. Com altos e baixos, mas sempre com foco para poder desempenhar o melhor na competição”, diz o atleta.

Segundo Maxsuel, o Campeonato Paulista é um meio de alçar voos maiores na trajetória esportiva. “Apesar dos contratempos, as expectativas são boas. Não só pra mim, mas também para os outros atletas de Taubaté, pois todo mundo vem treinando arduamente. Esse Campeonato vai servir como um teste para o Troféu Brasil que está vindo. Os atletas vão conseguir colocar em prática o que estão fazendo no treino para uma competição maior ainda depois. O Paulista caiu como uma luva!”, pontua o jovem.

Maxsuel dos Santos (Luasa - Taubaté)
Maxsuel dos Santos (Luasa – Taubaté) – Foto: Carlo Frediani

Perseverante e centrado, Maxsuel admite que a pandemia pode ter colocado alguns obstáculos na vida dos atletas. “Não digo dificuldade, mas um desafio… A pandemia serviu para trazer esse desafio para todos os atletas. Fizemos treinos em lugares que não estávamos acostumados… normalmente a gente vem pra pista, tem o caminho habitual de treinar, e não tendo mais esse local, todo mundo teve como se reinventar”, explica ele.

Com o estadual logo aí, o velocista reflete sobre as portas que podem se abrir com a participação no campeonato. “Algo que quero bastante no Paulista é que, a partir dele, a gente [atletas] possa ter um norte de como vai ser daqui para a frente. O estadual vai ser muito bom pra saber o que precisa melhorar”, declara Maxsuel.

Treinador, parceiros e expectativas

Em sua jornada de preparação, Maxsuel conta com a parceria plena de seu treinador, Daniel Mello. “Quando você conhece bem o treinador acaba se expressando melhor. Notei uma mudança muito grande desde o primeiro ano que comecei a treinar com o Daniel, mudei para melhor”, revela ele.

Fora a presença firme do técnico, ele conta que outros atletas também o ajudam a se manter focado nos objetivos. “São muito importantes, porque sempre têm aquele conselho que dá ânimo. Estão sempre dispostos a ajudar, são como se fossem minha segunda família, eles têm muita importância nessa trajetória. São pessoas que tenho muito a agradecer”, reconhece Maxsuel.

Maxsuel dos Santos (Luasa - Taubaté)
Maxsuel dos Santos (Luasa – Taubaté) – Foto: Carlo Frediani

Sobre as expectativas após o Campeonato Paulista, Maxsuel lista as maiores delas. “2022 ainda tem muitas metas a serem alcançadas. Conseguir melhorar a marca e chegar a uma final no Troféu Brasil. Também tem o campeonato sub-23, que vai ser bem difícil por terem muitos atletas bons nessa categoria. Esse é um dos focos e quem sabe buscar medalha que nem o ano passado”, afirma ele, confiante.

Maxsuel dos Santos teve o pai como grande exemplo

Para Maxsuel, a paixão pelo esporte e pelo atletismo está no sangue. O velocista é filho de Luiz Antônio dos Santos, fundador da Luasa e um dos ícones internacionais da Maratona. Infelizmente, Luiz faleceu em novembro de 2021, mas deixou seu legado imensurável para todos os apaixonados por corrida de rua e atletismo.

Descanse em Paz - Luiz Antônio dos Santos - Maratonista de Aço Luasa
O maratonista Luiz Antônio dos Santos, fundador da Luasa – Foto: Ronaldo Casarin

Seguindo no clube fundado pelo pai, Maxsuel dos Santos mostra gratidão à família nessa fase de sua vida. “Ele e minha mãe foram um pilar muito importante, pois eles me apresentaram a esse esporte, e acho que não só pra mim, mas também para alguns dos meninos daqui em Taubaté”, conta o atleta.

Por fim, o velocista relembra o amor que Luiz Antônio tinha pelo que fazia. “Ele sempre foi um apaixonado pelo esporte, então ajudar os outros e ainda atletas, para ele, era uma obrigação. Ele tinha um compromisso muito grande com isso e dizia que era o trabalho da vida dele”, conclui.

Campeonato Paulista ao vivo no canal da FPA

Vale lembrar que este ano o Campeonato Paulista Loterias Caixa de Atletismo Adulto será aberto à família, apresentando experiências únicas para os amantes da modalidade.

Serviço
Horário – 8h às 18h
Evento para toda a família
Espaço kids com atletismo experience.
Sorteios
Ídolos do esporte
E muito mais!!!

A Federação Paulista de Atletismo vai transmitir toda a competição (nos dias 27, 28 e 29) de forma exclusiva em seu canal oficial do Youtube

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here