A primeira edição do Golden Fly Series em 2023 aconteceu neste sábado (25) em Bangkok, na Tailândia, e contou com a presença dos brasileiros Gabriel Boza (APA – Associação Prudentina de Atletismo) e Lucas Marcelino (E.C. Pinheiros – SP) na prova do Salto em Distância.
Ambos os brasileiros foram bem e conquistaram prata e bronze na competição. Gabriel Boza saltou 7,81m conquistando o segundo lugar e Lucas Marcelino o bronze com o salto de 7,66m.
O Golden Fly Series é uma circuito tradicional realizado fora dos estádios, em ruas, praças e shoppings, aproximando o público dos atletas.
Gabriel Boza conquista o segundo lugar na competição
Para o treinador Cremilson Rodrigues da Associação Prudentina de Atletismo, Gabriel Boza começou bem a temporada 2023, mesmo o resultado tendo ficado um pouco abaixo do esperado.
“O modelo de prova é muito diferente dos que temos visto e do que a gente vê normalmente. É um modelo que do momento que começou até o último salto do Gabriel foram mais de 3 horas de prova, porque eles mesclam as modalidades (Salto em Distância e Salto com Vara), então é totalmente diferente do que estamos acostumados a competir”, revela o treinador.

O intervalo entre os saltos podem ter prejudicado um pouco o desempenho do atleta, mas o professor está confiante para o restante do ano.
“Acredito que isso pode ter interferido um pouco no resultado que estávamos aguardando, mas é um excelente resultado. Para início de temporada é a primeira competição internacional do Gabriel e a segunda do ano. A primeira foi em São Bernardo no Circuito Paulista Open. Estamos abrindo a temporada 2023 com o resultado já próximo dos 8 metros, então posso classificar e analisar este resultado como excelente, estamos no caminho certo”, comemora o treinador.
Mesmo sem uma pista adequada para treinar, Gabriel Boza é um dos principais nomes do Salto em Distância no Brasil e para o treinador é nas adversidades que o talento e o trabalho sério aparecem ainda mais.
“É importante frisar que estamos hoje sem pista para treinamentos específicos que fazem uma diferença imensa. Você fazer corridas, corredores de prova e os saltos a gente tem tentado improvisar o máximo, mas é na adversidade que a gente mostra a competência e a qualidade do trabalho que está sendo desenvolvido aqui em Presidente Prudente, estou muito feliz com o resultado e bola pra frente, vamos que o ano está apenas começando e tem muitas coisas grandes para conquistarmos ainda com fé em Deus”, exalta Cremilson.
Lucas Marcelino fica com o bronze
A terceira colocação da competição ficou com o atleta do E.C. Pinheiros, Lucas Marcelino que saltou 7,66m.
O torneio em Bangkok abriu a temporada de Lucas e o resultado foi satisfatório, segundo o treinador Nélio Moura.
“Fiquei satisfeito com a competição do Lucas. Um dos objetivos era ter a maioria dos saltos válidos, e ele cumpriu. Ainda não achou a melhor distribuição da corrida, mas isso já era esperado pelo momento em que se encontra em sua preparação. Foi muito legal poder ver todos os saltos ao vivo, mesmo sem poder interagir com ele. A competição nos deu parâmetros importantes para seguir o trabalho”, comemora o professor.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o Golden Fly Series na Tailândia? Compartilhe nas redes e deixe um comentário!
Leia também – 99 anos de história: FPA entra na contagem regressiva para o Centenário.
ATLETISMO PAULISTA – TRANSFORMANDO VIDAS