Beatriz Camargo bate recorde brasileiro Sub-16 nos 80m com barreiras

48
Beatriz Camargo quebra recorde nas eliminatórias, confirma favoritismo e leva ouro no brasileiro sub-16 - Foto - Débora Belarmino/CBAt
Beatriz Camargo quebra recorde nas eliminatórias, confirma favoritismo e leva ouro no brasileiro sub-16 - Foto - Débora Belarmino/CBAt

A atleta Beatriz Camargo Monteiro da Silva (ASPMP-SP), da cidade de Pindamonhangaba, vem despontando como uma das principais promessas do atletismo brasileiro. 

Na manhã de hoje, 14 de outubro, ela conquistou o ouro no Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-16 na prova dos 80m com barreiras com a marca de 11.25. 

Com o resultado, a atleta de Pindamonhangaba confirmou o favoritismo após ter batido o recorde brasileiro sub-16 nas eliminatórias disputadas no dia 13 de outubro ao cravar 11.24 na pista da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Beatriz Camargo começou sua trajetória no esporte através das corridas de rua no interior paulista e começou a focar nas provas de barreiras em 2022. 

Em 2023, a barreirista já havia conquistado resultados expressivos como a medalha de bronze no Ibero-Americano de Lima no Peru na prova dos 100m com barreiras e ouro no Campeonato Brasileiro Sub-18 na mesma prova. 

O treinador Luiz Gustavo Fonseca Consolino, nome muito conhecido nos bastidores do Atletismo Paulista e brasileiro, é o responsável pela preparação de Beatriz. Para se ter uma ideia, ele também orienta a barreirista Ketiley Batista, uma atleta de destaque nacional e atual campeã paulista adulto nos 100m com barreiras. 

Vale destacar que Beatriz Camargo já havia batido a recorde da prova no Campeonato Paulista Loterias Caixa de Atletismo Sub-16 em junho deste ano. Relembre clicando aqui. 

Luiz Gustavo Conslino e Beatriz Camargo no pódio do Campeonato Paulista Loterias Caixa de Atletismo Sub-16 - Foto - Junior Alves - FPA
Luiz Gustavo Conslino e Beatriz Camargo no pódio do Campeonato Paulista Loterias Caixa de Atletismo Sub-16 – Foto – Junior Alves – FPA

Treinador fala sobre a carreira impressionante da atleta 

Após mais um resultado impressionante da atleta Beatriz Camargo, o treinador Luiz Gustavo Fonseca Consolino falou sobre a carreira e o feito conquistado pela a atleta. 

“A Beatriz é uma jovem muito promissora e dedicada, muito talentosa e focada nos treinos, além das qualidades físicas. Possui um bom biotipo, quadril bem alto e velocidade. Além disso, é uma menina muito inteligente, e por isso tem facilidade no aprendizado e uma boa disciplina nos treinos. Ela vem evoluindo com a maturação biológica natural da idade e do ano passado para cá teve uma boa evolução e conquistou grandes resultados importantes esse ano [2023]”, destaca o treinador. 

“Ela já é campeã brasileira sub-18 mesmo sendo sub-16, conquistando a vaga para o campeonato Ibero americano sub-18, no qual ficou com a medalha de bronze e também conquistou a vaga para o Gymnasiade (Mundial Escolar), em que conquistou a medalha de ouro”, explica Gustavo. 

“Depois dessas competições sub-18 onde ela corria os 100 metros com barreiras, a gente retornou para os 80 com barreiras onde a barreira é mais próxima e se tem uma distância diferente entre o bloco da 1ª barreira e entre as barreiras. A gente precisava deixar ela um pouco mais frequente e acabou trocando. Ela teve uma boa adaptação e esperávamos um bom resultado. Ela havia batido o recorde brasileiro sub-16 no Estadual Paulista e tínhamos uma expectativa que ela pudesse baixar novamente esse recorde e ela conseguiu, são conquistas importantes para fechar o Campeonato Sub-16 com boas marcas e entrar no Sub-18 com ainda mais confiança”, finaliza o professor.

Palavra da bicampeã brasileira Sub-16

Beatriz revelou estar muito contente pelo bicampeonato e pelo recorde. “Eu fiquei muito feliz por ter conseguido melhorar minha marca, ainda mais porque fazia um tempo que eu não corria os 80m com barreiras, por estar participando de várias competições sub-18 nos 100m com barreiras. No entanto, desde que acabaram as competições sub-18 eu e meu técnico viemos focados para o Brasileiro Sub-16 e felizmente deu tudo certo e consegui melhorar minha marca! E também muito feliz por conseguir ser bicampeã brasileira”.

A atleta revelou também estar ansiosa para as próximas provas do campeonato e para o ano seguinte. “Agora ainda falta correr a final dos 300m com barreiras amanhã (15), e espero fazer uma boa marca. E como esse é meu último ano de sub-16, o ano que vem vou focar nas competições sub-18 e continuar pegando firme nos treinos”, finaliza. 

Leia também – 99 anos de história: FPA entra na contagem regressiva para o Centenário

ATLETISMO PAULISTA – TRANSFORMANDO VIDAS – RUMO AO CENTENÁRIO 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here