O Atletismo Paulista se tornou um dos berços da categoria Master e uma referência no país por conta do empenho de pessoas engajadas. Sem dúvidas, Batista Haddad é um dos principais nomes.
Além de atuar hoje como presidente da AAVSP (Associação Atlética Veteranos de São Paulo), Batista também é um atleta master de grande destaque no cenário nacional e internacional.
Para destacar os avanços e as expectativas da categoria, Batista Haddad conversou com a FPA (Federação Paulista de Atletismo) em uma entrevista exclusiva. Confira!

Balanço de 2022 para a categoria Master
Segundo o presidente da AAVSP, 2022 foi um ano para colher bons frutos no Atletismo Master no Estado. “Foi um ano excelente em termos de conquistas e avanços. Há cada vez mais participantes na categoria Master Paulista. Atletas que já pararam ou pessoas que nunca praticaram o esporte começaram a participar das provas.”, comemora Batista Haddad.
Além da maior adesão, o atleta conta que houve também o aumento de provas em relação ao ano de 2021, assim como na questão de números de participantes. “E mais uma vez o Campeonato Estadual Paulista Master teve um sucesso de inscrições, performances, recordes batidos, visualizações no Youtube, tudo isso graças a essa parceria sensacional com a Federação Paulista e por isso cada vez mais o Master vem crescendo”, destaca.

Batista Haddad revela planos para a temporada 2023
A temporada de competições 2023 está prestes a começar e Batista já vislumbra mais avanços para a categoria. “Nós esperamos muito sucesso em todas as áreas do Master e que possamos ter mais um pouquinho de espaço na Federação [Paulista de Atletismo], o que já está sendo gradativamente colocado”, ressalta.
Recentemente, algumas mudanças foram feitas em provas do Master. “Acertamos a questão das tentativas de saltos horizontais e lançamentos e arremessos para seis tentativas, igual às demais categorias, que foi um pedido dos atletas masters que realizam essas provas”, explica Batista.
Segundo ele, os atletas Master têm subido o nível a cada temporada. “São muitos atletas e todos eles têm uma vontade de vencer com preparações até similares a atletas adultos e de categoria de base. Toda a comunidade tem se desenvolvido muito pegando informações de atletas mais rodados, experientes e do mais alto nível, inclusive da categoria adulto para que eles consigam subir o nível”, exalta o presidente.

Provas importantes
2023 reserva para o Atletismo, de modo geral, muitas provas decisivas e de grande importância. No Master a preparação não é diferente.
“Além do nosso Estadual Paulista, existem outras competições ao redor do país, como a Copa Brasil de Atletismo Master, que acontece em João Pessoa, na Paraíba. Haverá também o Campeonato Brasileiro na cidade de Recife com data a definir”, expõe.
Os atletas master também marcarão presença em competições internacionais. “O GP Mercosul, na cidade de Concepción del Uruguay, na Argentina, o Campeonato Mundial indoor na cidade de Torún, na Polônia e o Campeonato Sulamericano de Atletismo Master, que acontecerá em Lima no Peru, além dos estaduais ao redor do Brasil que abrilhantam cada vez mais a participação dos masters na comunidade”, cita Haddad.

Gestão trabalhou duro na AAVSP
“Foi realizado um trabalho de formiguinha pela gestão renovação, que conta com uma equipe unida, que fala a mesma língua e com muita vontade de fazer as coisas”, disse Haddad em relação às melhorias ocorridas na Associação e na categoria como um todo recentemente.
“A primeira situação buscada foi a união com a FPA e graças à Federação conseguimos dar um salto de qualidade muito alto, com a participação dos atletas que sempre sinalizaram que poderiam melhorar e que poderíamos alavancar a categoria em São Paulo. Graças a Deus estamos conseguindo realizar um trabalho de excelência”, finaliza o presidente da AAVSP.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o Atletismo Master? Compartilhe nas redes sociais e deixe um comentário!
Leia também – Ex-atleta e treinador Gladson Barbosa fala sobre projetos de atletismo para Ribeirão Preto
ATLETISMO PAULISTA – TRANSFORMANDO VIDAS
Parabéns o atleta Master merece respeito treinam também infelizmente algumas pessoas não pensam assim mais não podemos desistir temos que fortalecer ainda mais parabéns Presidente está indo pelo caminho certo
O trabalho realizado pelo presidente Batista será de maior relevância afora que ele foi eleito presidente da Abram associação brasileira de Atletismo Master, tivemos notícias que dois campeões olímpicos retornam ao mater nessa temporada, Vicente lenilson e Claudinei quirino, fundamental a luta pelo reconhecimento do atletismo Master como esporte de rendimento, somos todos atletas e merecemos representar nodo país igualmente lá fora apoiados pela cbat e o governo federal. No mínimo o princípio constitucional da isoomia deve permanecer. Sucesso a todos.