A Federação Paulista de Atletismo promoveu no último sábado (11) a 1ª Etapa do Circuito Paulista Open.
O evento aconteceu na Arena Olímpica no Centro de Excelência Esportiva do Atletismo em São Bernardo do Campo e abriu a temporada do Atletismo Paulista.

Para se ter uma ideia, a competição contou com o melhor resultado outdoor do mundo no Salto em Distância até o momento.
O atleta Wesley Beraldo da AAP (Associação de Atletismo de Paranavaí) saltou 8,12m e conquistou seu PB e a melhor marca global da temporada.
Resultados como esse só demonstram a importância das competições promovidas pela FPA que contam com atletas do país todo, viabilizando a conquista de grandes marcas.
A Diretora Técnica, Thaíssa Presti, falou um pouco mais sobre o Circuito Paulista Open.
“Tivemos resultados expressivos principalmente por estarmos no início da temporada. A chuva chegou em bom momento, refrescou sem prejudicar o andamento da competição. Assim demos início a temporada 2023 e esperamos todos para o 2º Circuito Paulista Open, dia 25/02”, convoca Thaíssa.

Atletismo Paulista começa o ano com o melhor resultado do mundo no Salto em Distância
A primeira competição promovida pela FPA em 2023, contou com a melhor marca do mundo até o momento no Salto em Distância.
O atleta Wesley Beraldo conquistou o feito no 1º Circuito Paulista Open e abre a temporada como um dos principais destaques do país.
O resultado expressivo é fruto de muito trabalho e conta com a ajuda do treinador Dino Cintra da Orcampi, que promove um trabalho preparatório de maneira online com o jovem atleta.
“Meu primeiro contato com o Wesley foi em 2020, quando ele me procurou para um camping aqui em Bragança Paulista no CNDA, quando eu ainda atuava como treinador da CBAT. Ele foi embora para Paranavaí e de vez em quando me pedia alguma ajuda, até que em março de 2022, me pediu para treiná-lo. Em poucos meses de 7,80m ele saltou 7,97m. Eu mandava o treino pra ele pelo WhatsApp e ele me mandava um feedback com os resultados dos treinos e vídeos. De vez em quando ele vinha até o CNDA para eu acompanhar os treinos. Finalizou 2022 com 8,00m e líder do ranking brasileiro. Esse ano fez uma preparação muito boa. Iniciamos em outubro e no momento ele se encontra no final do período Preparatório Específico. Como estava treinando bem, decidimos competir já nessa primeira competição, revela o treinador.
O atleta está visando índice para o Mundial logo no primeiro semestre de 2023.
“Nosso objetivo no momento é estar bem (no pico) em março/abril e se tudo der certo obter o índice para o Mundial agora nessa primeira periodização”, destaca Dino Cintra.
O resultado incrível para o começo da temporada é fruto de um trabalho sério e cheio de obstáculos.
“Tem muita coisa pra melhorar, porém, devido às dificuldades financeiras, ele não tem como morar aqui em Bragança e treinar diariamente comigo. Em relação ao resultado, a gente já estava esperando desde o ano passado. Foi bom pra início de temporada, mas acreditamos que ele possa saltar bem mais que isso. Esse já é meu terceiro atleta que salta mais de 8,00m, estou bem animado com o resultado dele”, finaliza o treinador.
Wesley Beraldo ficou muito contente pelo resultado e revela como foram os preparativos e os planos para a temporada.
“Fico muito feliz pelo resultado, venho treinando muito forte esses últimos anos, quando fui pedir ajuda para o professor Dino de Bragança Paulista, desde então os treinos com ele se encaixaram bem e os resultados estão aparecendo. Venho me dedicando todos os dias, com os treinos que o professor manda, gravo os dias que realizo saltos técnicos, e mando pra ele corrigir, e assim a gente vai se organizando, treinando. Estou a 12 anos no esporte e sei do que sou capaz por tudo que já passei, muitos altos e baixos, e começando essa temporada de 2023 com a melhor marca, isso só me dá mais confiança em buscar índice olímpico e treinar dobrado”, comemora o atleta.
O atleta treina na AAP (Associação de Atletismo de Paranavaí), e destaca a importância das competições organizadas pela FPA.
“As competições paulistas são muito importantes, até porque temos grandes atletas com grande potencial e a Federação Paulista realizando esses tipo de evento com frequência nos ajuda bastante, principalmente para termos ritmo de competição e a probabilidade de fazer grandes marcas”, finaliza o atleta.
E então, gostou de saber mais sobre a 1ª Etapa do Circuito Paulista Open? Compartilhe com quem precisa saber disso e deixe um comentário!
Leia também – Com arbitragem da FPA, Meia Maratona Internacional de SP acontece na Zona Leste pela 1º vez
Me expliquem como um atleta desse nível tem dificuldades financeiras e apoio para treinar.
Não consigo acreditar em uma coisa dessas