A FPA (Federação Paulista de Atletismo) tem como objetivo promover e fomentar o esporte em todo o estado, além de desenvolver as categorias de base e buscar parcerias para levar competições para todas as regiões de São Paulo.
E para conseguir alavancar este propósito, parcerias são muito importantes. Pensando nisso, o presidente Joel Oliveira da FPA, o Head Coach Darci Ferreira e o Orientador Técnico, José Arthur, ambos do SESI, fizeram uma reunião para discutir assuntos pertinentes ao Atletismo Paulista, visando trabalhos em conjunto entre as duas entidades.
Ações como esta fortalecem laços entre o clube, a Federação e toda a comunidade do Atletismo.
As tratativas para ampliação de parcerias, buscam promover novidades para toda a comunidade do Atletismo Paulista, visando levar a filosofia de “pista cheia” para mais cidades do estado.
Levar o atletismo para mais regiões é um dos objetivos da parceria
Em contato com o treinador do SESI, Darci Ferreira, ele explicou mais sobre como este trabalho pode ser desenvolvido e beneficiar clubes, atletas e a Federação.
“Trabalho no SESI a 14 anos, sobre a nossa visita ao nosso amigo e presidente Joel, eu posso falar que como sempre fomos muito bem recepcionados por ele e pela Federação Paulista. É sempre bom conversar sobre Atletismo com quem ama e com quem gosta de atletismo, porque o atletismo tem o poder de transformar positivamente a vida das pessoas” relata o treinador.
Para o treinador as entidades possuem papel importante na vida das pessoas. “Eu entendo que o SESI (Serviço Social da Indústria) enquanto instituição tem como objetivo transformar a vida das pessoas. Nós acreditamos que crescem as pessoas, cresce também o Brasil. A partir do momento que nós conseguimos ramificar o atletismo pelo estado de São Paulo, acaba sendo uma felicidade muito grande, porque é uma forma que nós temos como instituição em parceria com a Federação Paulista de Atletismo de disseminar o esporte pelo estado inteiro”.
Falando um pouco sobre a parte técnica, o treinador enfatizou a importância de FPA usar as instalações do SESI em competições por todo o estado.
“É muito importante sediar estas 12 etapas no estado e usar as instalações do SESI, porque temos um trabalho em conjunto com as prefeituras parceiras chamado “Transferência de Tecnologia do Programa Atleta do Futuro”. Nós não estaremos apenas levando o Atletismo de qualidade junto a FPA aos associados do SESI como a toda comunidade que pratica atletismo na região. Sabemos que é um desejo do presidente Joel, disseminar o atletismo em todo o estado, então essa parceria vem de forma técnica, para levar o correr, saltar e lançar a toda a comunidade do Atletismo Paulista”, destaca o Head Coach do SESI-SP.
O encontro foi o ponto de partida para que projetos possam sair do papel e contribuir para não só o Atletismo Paulista como também brasileiro. Afinal, os atletas terão a oportunidade de participar de competições com um nível técnico ainda melhor em regiões que antes não recebiam eventos da modalidade.
“Eu estou muito otimista e desejo que esta parceria dê certo, estamos em tratativas para que tudo aconteça e acontecendo pode ter certeza que eu como pessoa e filho do atletismo, vou ficar imensamente feliz em poder ajudar a levar o atletismo de qualidade para todo o interior paulista”, comemora Darci Ferreira.
O treinador também falou da expectativa em sediar campeonatos de base na cidade de Piracicaba. “Nós também temos o interesse de sediar no SESI de Piracicaba etapas dos torneios da Federação Paulista, bem como o Estadual Sub-14, estamos em tratativas, mas este é um desejo nosso que aconteça em 2023”, finaliza o treinador.

Fomentar as categorias de base para revelação de novos talentos
O Orientador Técnico do Atletismo do SESI, José Arthur Fernandes Barros, também falou sobre a reunião com a FPA.
Para o Orientador Técnico, a parceria é muito importante para ambas entidades, tendo em vista que o SESI possui o maior número de pistas de atletismo no país, destas pelo menos 20 no estado de São Paulo.
“O encontro entre o SESI e a Federação Paulista de Atletismo acaba unindo duas vontades e também necessidades, sabemos que a FPA quer fomentar as categorias de base e quer fazer as competições no estado todo”. Daí a importância em utilizar as instalações do clube.
“É óbvio que a pista sozinha não faz nada, por isso o SESI não tem condições de ter treinadores da própria entidade trabalhando em todos esses lugares e por isso acabamos formatando convênios de tecnologia, ou seja, transferimos a tecnologia do Programa Atleta Futuro para prefeituras para que elas possam com a mesma tecnologia dar aulas. Nesta transferência eles podem tanto fazer o uso desta tecnologia nas pistas da própria prefeitura ou também nas pistas do SESI, isto está aberto e qualquer cidade pode solicitar isto, esta transferência e tecnologia” completa o José Arthur.
Para que a disseminação da filosofia do clube aconteça em várias cidades, é realizado pelo menos um encontro por ano com treinadores do SESI para que técnicos terceiros aprendam como funciona o trabalho desenvolvido na instituição e sejam capacitados para aplicarem nos municípios que trabalham.
“Para os técnicos uma vez por ano pelo menos temos uma reunião geral, onde nosso técnico principal pode fazer uma capacitação destes treinadores [conveniados] junto com outros professores do SESI. Desse modo, fica a Federação com a obrigação de fazer as competições e fomentar as categorias de base e o SESI com uma quantidade grande de convênios (37) com as prefeituras e isso faz com que unam-se duas necessidades que é a ativação do atletismo no estado todo” revela, o Orientador Técnico.
A parceria não visa apenas clubes filiados ao SESI, mas sim toda a comunidade do atletismo, conforme revela o gestor técnico.
“Quando sentamos para conversar com o presidente Joel, começamos a falar sobre as necessidades de cada entidade. O SESI gostaria muito de poder fazer com que esse atletismo que temos no estado, junto com as nossas equipes de tecnologia e também aquelas que ainda não participam dessa comunidade, possam da mesma forma se aproveitar desse momento, pois eles são muito caros e preciosos”, pontua José Arthur.
O Orientador técnico também fala sobre como a parceria vai impactar positivamente a categoria de base, as competições e todos os envolvidos.
“O esforço entre o SESI e a FPA busca fomentar algumas etapas de competição espalhadas pelo estado em várias cidades tentando abranger todas as regiões para que a gente consiga movimentar o Atletismo Paulista e por conseguinte essas crianças que vão estar participando de competições no Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e possam ser o futuro do atletismo daqui a alguns anos, além de poder vivenciar estas competições mais próximas de suas casas, tendo esta movimentação mais intensa com economia financeira para os municípios e equipes e a gente de alguma forma consiga nessa parceria SESI e FPA fazer com que o Atletismo vá em frente”, destaca.
Para José Arthur, é importante conciliar o esporte e a educação para que o atletismo não forme apenas atletas, mas também cidadãos. “Um dos objetivos do SESI estar no atletismo é o fomento das equipes de base e aliar tudo que fazemos no esporte com educação. Temos também um programa chamado “Pedagogia do Exemplo” onde usamos nossos atletas de alto rendimento para servirem de exemplo para as gerações que estão vindo agora e estão se formando nestas competições para poder de alguma forma ajudar a entender esse processo que existe entre esporte e educação” finaliza José Arthur.
FPA: Atletismo mais forte e com pista cheia
O encontro foi positivo para ambas entidades conforme foi destacado pelo presidente da FPA, Joel Oliveira em sua rede social.
“Temporada 2023 FPA! Ontem recebemos a visita dos amigos Darci Ferreira da Silva e José Arthur Fernandes Barros, respectivamente Head Coach e Orientador Técnico do Atletismo do SESI, para dialogarmos sobre a ampliação de parcerias. Trabalharemos forte para que possamos em breve trazer novidades para nossa comunidade, e levar a filosofia da “pista cheia” para mais cidades! Viva o Atletismo!”, comemora o presidente.
A FPA começou a contagem regressiva para o centenário da entidade. E vem novidade por aí, saiba mais detalhes no post: 99 anos de história: FPA entra na contagem regressiva para o Centenário
Gostou de saber mais sobre os bastidores da Federação Paulista de Atletismo e dos clubes? Então, compartilhe nas redes sociais e deixe um comentário!
ATLETISMO PAULISTA – TRANSFORMANDO VIDAS