O atletismo paulista segue forte e com raízes por todo Estado. E um dos times que vem se destacando em competições da modalidade é o Time Jundiaí.
Para se ter uma ideia, no último Campeonato Paulista Loterias Caixa de Atletismo Master, a equipe conquistou 12 medalhas: 8 de ouro, 3 de prata e 1 de bronze.
O próximo desafio será o Campeonato Paulista Loterias Caixa de Atletismo Sub-23, que ocorre nos dias 26 e 27 de agosto, no Centro Olímpico, em São Paulo.
Em conversa com a FPA (Federação Paulista de Atletismo), o técnico jundiaiense Robson Mian falou das expectativas para a competição, como anda a preparação e os objetivos dos atletas que vão representar o Time Jundiaí. Confira!
Preparação para o Sub-23
O Time Jundiaí de Atletismo vem ganhando espaço no Atletismo Paulista com bons resultados e atletas empenhados em entregar o máximo de si, seja para marcas pessoais ou coletivas.
O técnico Robson Mian destacou os principais objetivos da equipe e como está a preparação para o Sub-23.
“Como somos uma equipe de prefeitura, o nosso foco principal são os jogos regionais. Eles aconteceram na primeira quinzena de julho e acabamos como campeões por equipe no feminino e terceiro lugar no masculino, além de diversas medalhas individuais e alguns índices para jogos abertos. Por sermos da prefeitura, a gente utiliza provas da Federação e da Confederação para evoluir marcas e procurar atingir esses índices para jogos abertos e no campeonato sub-23, não vai ser diferente”, ressaltou.
Expectativa por bons resultados
O treinador elencou algumas provas nas quais o Time Jundiaí pode se destacar. “Talvez na marcha a gente possa brigar pelo top cinco, quem sabe até uma medalha. E nas demais provas que participaremos a intenção é de PB (Personal Best) de alguns atletas nossos que estão focados e fizeram treinos específicos para essa competição visando a melhora de marcas pessoais. Acreditamos que dois deles consigam atingir essas melhores marcas”, explicou.
“Na marcha atlética temos uma menina que treinamos para que ela brigue por medalha. Mas caso não ganhe, tudo bem, está dentro do previsto. É uma menina nova, com 17 anos, e aproveitando que a distância foi para 3.000m, a gente a credencia para brigar por uma medalha nessa prova”, pontuou Mian. “A marcha é um trabalho que a gente desenvolve há muitos anos aqui em Jundiaí. Tomara que a gente obtenha esse êxito nesta prova”, completou o treinador.
Destaques do Time Jundiaí
O professor aproveitou para falar um pouco sobre alguns atletas do Time Jundiaí que irão disputar o Campeonato Paulista Loterias Caixa Sub-23.
400m feminino e masculino
“Como destaque da nossa equipe temos a Amanda Pereira Vasconcelos que também é nossa estagiária e aluna de Educação Física. Ela competirá na prova dos 400 metros com o objetivo de melhorar marcas, não conseguirá o índice para jogos abertos, mas a ideia é que ela melhore sua marca nessa prova”, disse Mian.
“Outro atleta é Carlos Henrique Soares da Silva também na prova dos 400 metros. A gente tem uma meta prevista para ele, ambos treinaram desde o começo do ano e a gente intensificou os treinamentos da equipe após os regionais para essa competição, e na prova dos 400 metros o Carlos tenta melhorar sua melhor marca e na prova dos 100 m rasos a ideia é que ele obtenha o índice para os jogos abertos ou pelo menos que chegue bem próximo e a gente evolua numa próxima”, revelou o professor

Marcha atlética
O Time Jundiaí vem com uma excelente atleta para a disputa da marcha atlética, conforme destaca o técnico Robson Mian. “Na marcha atlética temos a Alanda Santos que disputou Jogos Regionais e foi campeã da prova na nossa região, também foi campeã no estadual Sub-18 na prova dos 3.000m marcha atlética, foi vice campeã nessa mesma prova nos Jogos Escolares e a tendência é que mesmo sendo uma competição do Sub-23 é que ela consiga um top 5. Nós treinamos visando o título, mas se não der, vale a participação e pela sua idade que ela sinta o clima de competição de federação e vá ganhando cada vez mais experiência”.
Atletas estreantes
O professor aproveitou para falar sobre dois atletas estreantes em competições da FPA. “Temos atletas que debutarão na prova da federação como no caso da Maria Santiago. Federamos ela na semana passada e a primeira prova será o salto em distância. Ela está super empolgada, uma menina de 17 anos que está treinando bastante para essa prova buscando o índice que está um pouco distante. A gente já conversou e sabe que ela está a duas categorias abaixo (sub-18), mas para ela entrar e fazer uma prova de Federação já está super empolgada. A gente chama ela de “Maria federada”, porque ela está feliz da vida e está treinando intensamente”.

O treinador completa: “A gente sempre respeita a idade, conversa com os atletas e fala da realidade de cada um deles antes de uma prova tão forte como o campeonato da Federação Paulista. Além disso, eles estão cientes que se não obtiverem índice ou não conseguirem medalhas, ficaremos todos tranquilos, o importante para nós é a participação, para evoluir e ganhar mais experiência de prova e também quem sabe conseguir o índice para os jogos abertos”
Outro estreante na equipe mas que já participa de provas da federação é o Gustavo Vieira. “Ele vai competir no Arremesso do Peso e Lançamento do Disco para ter sua primeira marca como federado e que honra para nós ser em uma competição da FPA em um campeonato tão importante como o Campeonato Paulista sub-23”, comemora o treinador.
Além dos estreantes, o Time Jundiaí também terá atletas com o objetivo de melhoras suas marcas pessoais e quem sabe conquistar indíce para os Jogos Abertos, conforme destaca Mian. “Temos também o Guilherme Pereira nos 100m e 200m rasos com o objetivo de conquistar o seu PB. E a Valéria Bogotá Triviño com o objetivo de melhorar sua marca pessoal e índice para os Jogos Abertos do Interior na prova dos 400m com barreira”.

Sub-23 servirá para avaliar equipe e melhorar cada atleta
O Campeonato Paulista Loterias Caixa de Atletismo Sub-23 será de grande importância para o Time Jundiaí. Ele servirá como base para avaliação dos atletas, além de ser um desafio para superação de marcas.
“Conforme falei anteriormente, somos uma equipe de prefeitura e temos como objetivo nas provas da FPA melhorar marcas, fazer uma avaliação periódica do atleta para uma reavaliação da periodização dos treinamentos e por isso essas competições são tão importantes para nós”, destaca o treinador.

O professor Robson Mian aproveitou para agradecer à prefeitura de Jundiaí pelo investimento no atletismo.
“Agradeço a Prefeitura que apoia o time Jundiaí através da secretaria de esporte por meio da gestão de esporte e lazer daqui da cidade. Eles são os responsáveis por viabilizar o professor para dar o treinamento, pelo pagamento da Federação, além de oferecer o transporte e o lanche para os atletas. Ela é o nosso principal apoiador para essa e todas as outras participações da nossa equipe”.
O treinador finalizou o bate-papo frisando pontos importantes do Time Jundiaí. “Não somos uma equipe de atletas que disputam vaga olímpica, mas é muito legal a valorização para nós do interior com objetivos simplórios nas provas da FPA, mas com foco em índices para jogos abertos e para melhorar a marca de cada atleta”.
Leia também – 99 anos de história: FPA entra na contagem regressiva para o Centenário
ATLETISMO PAULISTA – TRANSFORMANDO VIDAS – RUMO AO CENTENÁRIO