Com participação de 100 jornalistas do grupo Globo e outros veículos para eleger os maiores atletas olímpicos do Brasil. Nesta semana, se comemora os 100 anos da conquista da primeira medalha olímpica do país
O site do GE divulgou um top 10, dos maiores atletas olímpicos. O Brasil completa, em 2020, o centenário de sua primeira participação nos Jogos Olímpicos e da conquista de suas três primeiras medalhas. Que, naquela edição da Antuérpia em 1920, nem era bem um megaevento.
Desde Guilherme Paraense e Afrânio da Costa, atiradores precursores de 1920, o país já viu quase 2.000 atletas olímpicos representá-lo. Mas quais são os mais marcantes competidores olímpicos que defenderam as cores verde-e-amarela nestes 100 anos?

Para tentar esse julgamento mais objetivo, o GE convidou 100 jornalistas para eleger os maiores atletas brasileiros que já estiveram no principal evento poliesportivo do planeta.

Confira os dez primeiros colocados
1º – Adhemar Ferreira (Atletismo) – Bicampeão olímpico do salto triplo 1952 (Helsinque) e 1956 (Melbouerne).
2º- Robert Scheidt (Vela)
3º – Joaquim Cruz (Atletismo) – Campeão Olímpico 800 m rasos 1984 (Los Angeles) e medalha de prata em 1988 (Seul)
4º – Torben Grael (Vela)
5º – Serginho (Vôlei)
6º – Cesar Cielo (Natação)
7º- Arthur Zanetti (Ginástica Artística)
8º – Jackie Silva (Vôlei de Praia)
9º – Vanderlei Cordeiro(Atletismo) – Bronze na maratona 2004 (Atenas) e medalha Pierre de Courbertin por seu espírito olímpico. Também em 2004, o atleta foi atacado pelo ex-padre irlândes Cornelius Horan, quando liderava a prova.
10º – Sheilla (Vôlei)

Votação
Cada jornalista enviou um “top 20” particular, em ordem de relevância – a cada posição foi atribuída uma pontuação de 1 a 20, que foi somada, chegando ao ranking final. Ao todo, 95 atletas foram mencionados, de todos os períodos do centenário nacional.
Houve votos, por exemplo, para multimedalhistas como Robert Scheidt e Torben Grael, mas também para figuras que não subiram ao pódio, mas que tiveram uma marca indelével para o país.
Como a nadadora Maria Lenk, primeira mulher a defender o Brasil em uma edição olímpica (Los Angeles 1932), ou o corredor Alfredo Gomes (Paris 1924), apontado como o primeiro negro a embarcar numa aventura olímpica. Técnicos e outros integrantes da delegação brasileira não poderiam receber votos.
Foram citados atletas de 17 estados do Brasil, além de dois que nasceram no exterior: Chiaki Ishii, judoca que veio do Japão para o Brasil, e Rodrigo Pessoa, que nasceu na França. O esporte com mais atletas na lista é o vôlei, são 28 ao todo – 20 de quadra e oito de praia.
Fonte: GE – Clique aqui e veja mais detalhes
Por Guilherme Costa e Paulo Roberto Conde