A Federação Paulista de Atletismo realizou no último fim de semana 29/02 e 01/03 (sábado e domingo), o Torneio Sub-20/Adulto. A competição realizada Complexo de Excelência em Atletismo Prof. Oswaldo Terra da Silva, em São Bernardo do Campo contou com três atletas obtendo índices para o Campeonato Mundial Sub-20, que será disputado em Nairóbi.
Pelos critérios de convocação estabelecidos pela
CBAt, serão convocados os atletas que atingirem os índices exigidos, até o
máximo de dois por prova, no período de 1 de outubro de 2019 até 14 de junho de
2020.
Nos
400m com barreiras, o atleta do Centro Olímpico-SP, Caio de Almeida Alves
Teixeira fechou a prova na segunda colocação com tempo 51,80. A marca mínima
estabelecida era de 53,10.
Para Caio Almeida a intensidade foi um dos fatores determinantes para a obtenção da marca e explica os objetivos no Mundial Sub-20.
“Minha preparação foi muito boa e bastante intensa e meu técnico (Victor Fernandes) já planejava a minha obtenção no início do ano, e consegui conforme o planejado e fiquei surpreso por dar tudo certo mesmo sendo em um dia chuvoso. O plano agora é sair com uma medalha, e principalmente a experiência de participar de um Campeonato Mundial e honrar o meu país”, falou Almeida.
Além de Caio Almeida, outros dois atletas conquistaram índice no Torneio FPA de Atletismo. Eduardo Ribeiro Moreira (Pinheiros-SP), ficou na terceira colocação nos 800, com 1:50.55 e bateu a marca mínima exigida pela World Athletics (ex-IAAF) e Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que é de de 1:50.80.
Assim como Lucas Conceição Vilar (SESI-SP), terceiro nos 100m, com 10.52 (1.6) superando o índice de 10.58. Em 2018, o atleta conquistou a medalha de bronze nos 200m com tempo 20,99, nos Jogos Olímpicos da Juventude que foi disputado em Bueno Aires, na Argentina.
“Estou muito feliz em melhorar a marca dos 100m com 10.52 como estou num período específico dos meus treinos acredito que no período competitivo poderei melhorar ainda mais os 100m e 200m. Minha preparação graças a Deus está sendo muito boa estamos focados nas metas para o ano 2020, agora com índice o objetivo é treinar pensando em ser medalhista”, disse Vilar
No Feminino, a atleta da equipe Águias Guaribas-SP, Jéssica Vitória Moreira (400m com barreiras), já estava qualificada com tempo de 57.66, assim como Lissandra Maysa Campos (Instituto Vicente Lenilson-MT), no salto em distância, com 6,20m (1.8).
O Torneio FPA Sub-20 e Adulto é uma realização Federação Paulista de Atletismo com apoio da Caixa Econômica Federal e Pista e Campo, Max Emergências e Solst.