ASA São Carlos confirma retorno à Federação Paulista de Atletismo

440
Foto: Arquivo ASA São Carlos

A Associação Sancarlense de Atletismo (ASA) é entidade de prática desportiva de fins não econômicos e tem entre as atletas, Jéssica Roberti da Silva, que está pré-convocada para disputar os Jogos Olímpicos Tóquio 2021 nos 400m rasos. O projeto de aproximação com os clubes é uma das bandeiras da gestão Atletismo Paulista.

Fundada em 28 de dezembro de 2003, tendo como finalidade principal o desenvolvimento do atletismo no município de São Carlos, a cidade tem relação direta com 05 medalhas olímpicas conquistadas pelo atletismo brasileiro.

João Carlos de Oliveira, bronze em Montreal (1976) e bronze em Moscou (1980), tendo como técnico natural de São Carlos, Pedro Henrique de Toledo.

Nelson Prudêncio (aluno da escola de educação física de São Carlos, adotou a cidade como residência, exercendo a função de professor da UFSCar), medalha de prata no México (1968) e bronze em Munique (1972), e por fim, Maurrem Maggi, ouro em Pequim (2008).

Salientar ainda a participação do sócio fundador da ASA, professor José Carlos Jaques, representante do Brasil com 04 (quatro) edições dos jogos Pan-americanos e recordista Sul-americano do arremesso do peso por 17(dezessete) vezes e 21 pódios (8 ouros, 7 pratas e 6 bronzes).

Em consulta realizada no Ranking de Todos os Tempos da CBAt, no dia 25/04/21, José Carlos Jaques aparece na 25ª colocação com 17,32 m, marca obtida na Colômbia, em 1971.

Retorno à Federação Paulista de Atletismo

A ASA estava fora dos campeonatos da Federação desde 2015, com a chegada do novo presidente e ex-atleta Altair Fernando Pereira, em fevereiro de 2019, a volta à Federação era um compromisso com todos os atletas, neste período longe da FPA, a ASA e a cidade São Carlos perdemos muitos bons atletas.

Entre eles Kauam Kamal sétimo colocado do ranking nacional no salto triplo e Luiz Henrique, campeão Sub-23 no salto triplo em 2020.

Jessica Roberti

“E com muito esforço que esse ano estamos de volta à Federação Paulista de Atletismo e conseguimos trazer de volta nossa atleta que por muitos anos representou São Carlos e a ASA, Jéssica Roberti da Silva, que está pré-convocada para olimpíadas com o quarto melhor tempo nos 400 m rasos”, disse o presidente Altair Fernando Pereira (Maradona).

Esse é um dos nossos objetivos, trazer nossos atletas de volta e principalmente, fazer um excelente trabalho de base com o apoio deles, com certeza logo teremos muitos outros atletas representando a ASA, São Carlos e o Brasil.

História

Tem origem na tradição histórica do município na modalidade, que remonta mais de cinquenta anos, a partir da fundação da Escola de Educação Física de São Carlos. A criação de ambiente acadêmico atraiu aficionados pelo desporto, incluindo atletas.

Neste quadro vem a ASA, desde da sua construção, promovendo o desenvolvimento do atletismo, construindo veículo de contato da comunidade com a modalidade. Incentivando a prática da corrida (velocidade, meio fundo e fundo), do salto (distância, altura, triplo e vara), o lançamento (dardo, disco e martelo), e o arremesso (peso).

Incluindo as pessoas com deficiência (atletismo paralímpico).

Disponibilizada para tanto, profissionais devidamente habilitados, possuidores de vasta experiência na modalidade.

No seu período de existência estabelece parceria com o município, contribuindo para construção das equipes representativas do município em competições locais, regionais e nacionais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here