Com novos investimentos pela prefeitura, o atletismo em Araraquara se encontra hoje em pleno desenvolvimento. O objetivo principal da gestão e de todos os envolvidos, como a Associação Ferroviária de Esportes (A.F.E.), é fomentar a modalidade e descobrir novos talentos.
Lembrando que a cidade já conquistou ótimos resultados em competições estaduais e nacionais passadas. Mas, agora, visa alçar voos ainda mais altos.
Por trás do esforço para realizar um trabalho sério nesse quesito está uma equipe completa, incluindo o coordenador José Rogério, que detalhou como está o planejamento para o atletismo em 2023 e como foi a temporada passada em entrevista à FPA (Federação Paulista de Atletismo). Confira!
Balanço da temporada 2022
Segundo José Rogério, o ano de 2022 foi bom de modo geral para o atletismo de Araraquara. “Na divisão especial do Atletismo Adulto Paulista conquistamos o 5º lugar e o 16º no Troféu Brasil. Por ser uma equipe de interior e pelos investimentos, tivemos bons resultados e ficamos contentes tendo em vista o porte da nossa equipe”, revelou o dirigente.

Leia mais: Camila Paiva (AFE Araraquara) preparada para o Paulista de Atletismo
Planejamento e expectativas de Araraquara para 2023
Já quando o assunto são as expectativas da modalidade em 2023, José Rogério destaca que o município em breve deve ficar ainda mais preparado para os atletas.
Isso por que reformas expressivas na pista de atletismo devem ser concluídas ainda este ano, visando o alto rendimento dos esportistas que treinam pela A.F.E
“Estamos passando por uma reforma muito grande na nossa equipe, vamos passar por grandes mudanças. Parte delas acontecerá na nossa pista de carvão, que passará a ser sintética. No momento ela está em reforma”, relata.
De acordo com o dirigente, a pista será um benefício para o esporte em Araraquara, afinal, será ideal para receber provas de porte maior. “É muito boa, com arquibancada, oito raias, pista de aquecimento, salas de musculação e tudo mais… Vai ser uma pista muito interessante para o treinamento dos atletas e temos o intuito de trazer grandes competições também, isso é uma das formas de fomentar o esporte dentro do estado e nos tornarmos uma referência no interior”, destacou Rogério.
Destaques da equipe de Araraquara
Atualmente, Araraquara vislumbra resultados de médio a longo prazo para o Atletismo.
“Hoje nossa equipe é modesta, mas temos alguns atletas interessantes dentro do contexto nacional. Temos o Batista Haddad que nos representa em competições do Master e militares em nível mundial. Temos também a Noeme Maria Pereira, que é treinadora e foi pro Mundial de Ultramaratona e foi a melhor brasileira. Temos também o Alex Oliveira Andrade, que ficou em quinto no Troféu Brasil e medalhista no Campeonato Estadual no Salto em Distância; o Alexandre Ribeiro Pastorello que foi quinto no Troféu Brasil na prova dos 10.000m. Acredito que esses são os nossos destaques”, declarou.
José Rogério acredita que a equipe de Araraquara tem uma história muito rica. “Pensando a médio prazo de uns 10 a 15 anos pra cá, nossa história foi muito boa com grandes atletas”, reflete.

Trabalho de base forte para o incentivo de crianças e jovens no Atletismo
O investimento forte na base é uma das missões de Araraquara para o atletismo. Com isso, a cidade busca conquistar resultados cada vez melhores e se consolidar como um dos berços da modalidade no estado de São Paulo.
“O trabalho de base para este ano [2023] é onde vamos dedicar nossa maior energia. Temos alguns projetos para selecionar talentos dentro da cidade, até mesmo dentro da nossa micro-região. Temos também um projeto de grupo de treinamento, indo nos bairros da cidade, porque às vezes é difícil a locomoção de um atleta que está em um bairro periférico, ou um aluno ou uma criança para chegar até a pista de atletismo”, explica José Rogério.
“Nós vamos trabalhar muito dentro dos bairros na criação de polos para fomentar o esporte e para que as crianças tenham uma vivência grande no atletismo. Nosso foco principal será a equipe de base, a formação de novos atletas e um grupo de treinamento para disputar a princípio competições de nível estadual nas categorias de base”, exalta o coordenador de atletismo da AFE.

Agradecimentos
Para que o trabalho ocorra da melhor maneira possível, a AFE conta com uma atração conjunta de diversas entidades. José Rogério cita os principais apoiadores.
“Quero agradecer a prefeitura de Araraquara, que é o incentivador de tudo isso e a Fundesport, que é o órgão da prefeitura para subsidiar o esporte dentro do município. Nós enxergamos um esforço muito grande do nosso prefeito para conseguir fomentar o atletismo na cidade. Está fazendo uma reforma grande na pista com valores expressivos, um investimento alto para o esporte”, exalta o coordenador.
E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre o atletismo em Araraquara? Compartilhe nas redes sociais e deixe um comentário!
Não deixe de ler também – Atletismo Master cresce em São Paulo e traz boas expectativas para 2023