No domingo (15), o bicampeão olímpico no salto triplo Adhemar Ferreira da Silva ganhará uma escultura na zona norte de São Paulo. A implementação da obra acontecerá em um evento fomentado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, por meio do seu Departamento do Patrimônio Histórico.
O ícone do Atletismo será uma das célebres figuras negras a serem eternizadas com uma estátua na capital paulista. Lembrando que ele conquistou o ouro em Helsinque (1952) e em Melbourne (1956).
Além dele, a escritora Carolina de Jesus, o compositor Itamar Assumpção; Madrinha Eunice (Deolinda Madre); e o sambista Geraldo Filme serão rememorados em parques ou praças da metrópole.
Criada pelo artista Alex Hornest, a estátua de Adhemar o retrata com a posição anterior ao saltos que realizava em competições.
Morador do bairro Casa Verde, Adhemar Ferreira da Silva começou a praticar atletismo profissionalmente em 1947, vestindo a camisa do São Paulo Futebol Clube.
E justamente por ser um esportista da zona norte, que a escultura será fixada na região, mais precisamente na Avenida Braz Leme, altura do número 1.000, em Santana.
De acordo com o programa fornecido pela Prefeitura de São Paulo, a solenidade de inauguração da obra começará às 10h30, com encerramento às 12h55.
As festividades contarão com ações de atletismo voltadas às crianças, realizadas em parceria com a Federação Paulista de Atletismo.
Veja o programa da inauguração: