ABDA atletismo encerra temporada 2022 com muitas conquistas

385
Fonte: ABDA

A equipe de atletismo da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) participou de diversas competições durante a temporada 2022, em pista, corridas de rua e provas de Cross Country, disputando eventos regionais, estaduais e nacionais, com a participação de crianças a partir dos 6 anos em festivais, passando pelas categorias sub-14, sub-16 até o adulto.

Além disso, a ABDA também teve atletas representando Seleção Brasileira em competições internacionais.

Internacionais

No âmbito internacional, a ABDA participou de 3 competições. Destaque para medalha de prata no Campeonato Sul-Americano Sub-18, conquistada pelo atleta Vinicius Moraes Costa nos 800 metros, com a participação também da treinadora Evellin Passos na comissão técnica da Seleção Brasileira, que foi campeã geral no Sul-Americano Sub18.

No Campeonato Sul-Americano Sub-23, houve a participação do atleta Victor Gabriel Ramos no salto em distância, conquistando a 4ª colocação. Nesta competição, o Brasil também foi campeão geral.

A Copa Pan-Americana de Cross Country contou com a participação de 5 atletas da ABDA e 2 treinadores na delegação brasileira. Na Comissão técnica, esteve Evellin passos como treinadora e Neto Gonçalves como treinador chefe da delegação brasileira. Na competição, o principal destaque foi Nicole Mello, 4ª colocada e campeã por equipe feminina adulta.

Nacionais

Nos eventos nacionais, a ABDA disputou competições em todas as categorias e também no atletismo paraolímpico. Ao todo, foram conquistadas 28 medalhas, sendo 14 de ouro. Destaques para Vinicius Moraes Costa, medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Sub-18 e ouro nos Jogos Escolares; Victor Gabriel Ramos, medalha de ouro no salto em distância no Campeonato Brasileiro Sub-23; Igor Felipe Arconti, medalha de ouro nos 1.000 metros rasos no Campeonato Brasileiro Sub-16; no Campeonato Brasileiro, o atleta Alex Eduardo Adorno foi medalha de bronze nos 250 metros rasos.

Letícia Belo com medalha de ouro e troféu da equipe vice-campeã conquistados na Copa Brasil de Fundo e Meio Fundo

A atleta Leticia Belo foi medalha de prata e bronze no Campeonato Brasileiro Sub-23, nas provas de 3.000 metros com obstáculos e 10.000 metros, respectivamente, e ouro na Copa Brasil de Fundo e Meio Fundo e Troféu Adhemar Ferreira da Silva nos 3.000 metros com obstáculos e fechou o ano com a medalha de bronze nos 2km da Copa Brasil de Cross Country, conquistando vaga para o Campeonato Sul-Americano de Cross Country em 2023. Na Copa Brasil de Cross Country, a equipe adulto feminina foi vice-campeã nos 10km.

Ana Beatriz Trajano conquistou medalha de ouro nos 3000 metros na Copa Brasil de Fundo e Meio Fundo na categoria Sub-20 e prata na Copa Brasil de Cross Country. No Troféu Brasil, o atleta Gilmar Silvestre foi medalha de prata nos 5.000 metros. Nos Jogos Escolares Sub-14, o atleta Giovanni Pereira conquistou medalha de bronze nos 150 metros na série ouro e medalha de ouro nos 80 metros na série prata.

Atletismo paralímpico

Nas competições nacionais do atletismo paralímpico, no Campeonato Brasileiro de Atletismo CBDI, o atleta Wellington da Silva Antonio foi medalhista de bronze nos 800 metros. No Meeting Brasileiro CBDI, Rodolfo Rodrigues Prado foi medalha de ouro no salto em distância e nos 400 metros rasos; e Wellington Silva Antonio conquistou o bronze nos 800 metros.

Estaduais

A ABDA participou de todas categorias dos Campeonatos Paulistas, também representando Bauru nos Jogos Abertos do Interior, Jogos Abertos da Juventude e Jogos Regionais, onde foram conquistadas diversas medalhas, com destaque para o título de Campeão Masculino dos Jogos Abertos da Juventude, em Presidente Prudente (SP).

As turmas de iniciação participaram de diversos eventos durante a temporada. As crianças e jovens a partir dos 6 anos participaram de festivais de atletismo interno no Centro de Treinamento do Jardim Petrópolis, eventos que tiveram coordenação dos Treinadores Carlos Alberto Santos e João Batista Mariano.

Também participaram de festivais de atletismo nas cidades de Paulistânia, Lençóis Paulista e corrida de rua em Novo Horizonte.

As turmas de iniciação participaram também de Campeonatos Paulista e Torneios nas categorias Sub-10, Sub-12 e Sub-14, sob orientação dos treinadores Alexandre Alvarenga e Cleverson Junior, e também competiram nas categorias Sub-16 e Sub-18, com os treinadores Mauricio Birelo e Evellin Passos.

Atividades extras

Os profissionais da ABDA Atletismo também ministraram palestras, atividades e clinicas de atletismo em diversos locais. Foram realizadas palestras e vivências nas escolas EE Raymi de Oliveira, EMEF Santa Maria, EE Eduardo Velho Filho, EE Antonio Ferreira de Menezes e nos Projetos Sociais ACAE Alfa e CITE Bela Vista, atendendo aproximadamente 500 crianças e jovens em idade escolar.

Finalizando o ano, foi realizada dentro da programação do HaBaWaBa Brasil, a Clínica de Atletismo, onde aproximadamente 80 crianças participantes do festival de polo aquático, puderam vivenciar de forma lúdica, movimentos do atletismo como correr, saltar e lançar.

Em outubro, próximo ao seu aniversário, o professor Cabo Alcides foi homenageado pela ABDA com a Placa Patrono do Atletismo e teve seus pés marcados na “Calçada da Fama da ABDA”, reconhecimento de uma vida dedicada ao esporte e ao atletismo de Bauru.

A ABDA conta com o auxílio de seus parceiros: Zopone Engenharia e Comércio LTDA., Z-Incorporações, Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Esporte, Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Esportes, Elo, Pernambucanas, Isa Cteep, Gasbrasiliano, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here