99 anos de história: FPA entra na contagem regressiva para o Centenário

388
99 anos da FPA (Federação Paulista de Atletismo)
99 anos da FPA (Federação Paulista de Atletismo)

A FPA (Federação Paulista de Atletismo) comemora nesta segunda-feira (30) 99 anos de existência e entra na contagem regressiva para o Centenário da entidade.

Ao longo das décadas, houve inúmeras conquistas que são motivos de orgulho para todos que fazem parte e ‘respiram’ um dos esportes mais democráticos do mundo. A FPA realizou seu trabalho de maneira ininterrupta conquistando marcas expressivas para o esporte paulista, brasileiro e mundial. 

Além disso, aumentou a interação com o público geral através de transmissões ao vivo nas últimas temporadas, assim como o engajamento nas redes e no site da entidade. 

São muitas histórias de superação que fazem parte do dia a dia do Atletismo Paulista, das competições e dos bastidores. 

Durante essa enorme jornada de quase um século, o Atletismo Paulista representou o país incontáveis vezes em competições internacionais, revelando atletas e se consolidando como uma potência.

Em todo o processo, foi registrado um trabalho incansável da FPA, dos clubes e parceiros, elevando o nível do esporte e consequentemente aumentando o número de conquistas. 

Livro para celebração do centenário da FPA 

A Federação Paulista de Atletismo se manteve ativa por 99 anos e sem pausas, representando São Paulo com muita força, dedicação e bons resultados.

Com quase 100 anos de fundação, a FPA acumula histórias emocionantes e de superação dentro e fora das pistas. 

Uma delas é da primeira mulher a se tornar treinadora de Atletismo no Brasil, Benedicta Souza Oliveira.

Velocista dos 200m rasos, tendo participado da Olimpíadas de Londres de 1948, após se aposentar das pistas ela realizou o sonho de ser treinadora, inclusive comandando a seleção brasileira em conquistas do Campeonato Sul-Americano, disputado no Rio de Janeiro. A treinadora lutou ativamente para que as mulheres tivessem mais espaço nos esportes. 

Benedicta Souza Oliveira
Benedicta Souza Oliveira competindo Foto: Acervo FPA

Histórias inspiradoras como essa fazem parte dos 99 anos de criação da FPA e serão retratadas no livro da entidade sobre o Centenário. 

Além disso, a obra deverá abordar a trajetória de diversos atletas que representaram e representam o Atletismo Paulista em competições nacionais e internacionais.

Um dos líderes do projeto para celebração dos 100 anos da FPA, o Diretor de Interior, Idi de Paula, revela empolgação para começar os trabalhos sobre o livro. 

“Quando o Joel surgiu com a ideia, eu comprei a ideia e falei: ‘vou acompanhar e estar junto com você na liderança do projeto’”, revela o Diretor. 

“Nossa expectativa é muito grande para idealizar o livro. Entrei em contato com um amigo lá do Rio de Janeiro, que é expert em pesquisas, para aumentar ainda mais nossas expectativas para este projeto”, finaliza de Paula.

O projeto será desenvolvido pelo jornalista e antropólogo, Diano Massarani, que revela estar empolgado para começar os trabalhos. 

“Na minha infância, eu me apaixonei por esportes. Na minha juventude, eu me apaixonei por pesquisar. Para mim, poder participar de um projeto que pesquisa sobre o centenário da Federação Paulista de Atletismo, uma das instituições esportivas com a história mais rica do Brasil, é como o encontro de duas grandes paixões. O lema da atual gestão da FPA é “Transformando Vidas”. Acredito que esta transformação não é vivida apenas por aqueles que se dedicam a perder segundos e ganhar centímetros nas pistas e campos de Atletismo. Não tenho dúvidas de que estar junto à FPA neste projeto do centenário transformará a minha vida como pesquisador e amante dos esportes”, comemora o jornalista.

Equipe FPA comemora mais um ano de conquistas e novos projetos

O Atletismo Paulista se tornou uma realidade no cenário brasileiro e internacional com a ajuda de uma gestão séria, dedicada e que traz resultados para o esporte e para os atletas, transformando a vida de todos os envolvidos.

Vale destacar que a FPA é um dos berços do atletismo brasileiro, não só na revelação de atletas, mas também na organização de competições de alto nível, sem deixar de lado a inclusão dos amantes do esporte.

Crianças, jovens, adultos, masters, não importa a faixa etária, sempre haverá um espaço para que o atletismo faça parte da vida das pessoas. É por essas e por outras que a modalidade é considerada uma das mais democráticas e inclusivas do planeta.

E todo esse trabalho só é possível por conta de pessoas empenhadas em entregar o melhor resultado dentro e fora das pistas.

Equipe FPA
Equipe FPA – Foto: Arquivo FPA

Uma delas é o Coordenador de Marketing e Eventos, Tomer Kotler, que revela planos para o Centenário da instituição.

Esse projeto de 100 anos de histórias conta com a compilação de histórias em um livro como a cereja do bolo. Mas o projeto vai ser maior e se estenderá para as plataformas digitais, em especial no site onde vamos ter uma reformulação para 2023 e terá uma área especial para contar as histórias do atletismo paulista e no nosso canal (Atletismo Paulista) no YouTube, com o lançamento do nosso Webcast. São mais maneiras para a FPA contribuir com a comunicação e divulgação de conhecimento entre a nossa comunidade“, exalta o Coordenador. 

Engajado em colocar a FPA no mais alto nível de excelência, o vice-presidente e diretor executivo, Rogério Bispo agradece o empenho de todos os envolvidos com o Atletismo Paulista.

Me sinto honrado e afortunado por ter a oportunidade de comemorar mais um aniversário da FPA fazendo parte da atual administração, são quase 100 anos de muita vitória, alimentando sonhos e transformando vidas de muita gente, inclusive a minha. Agradeço a todos e todas que fizeram parte dessa família que se chama Atletismo Paulista e parabenizo cada um de vocês que escolheram a FPA para suas vidas“, agradece o diretor.

Para o Diretor de Interior da FPA, Idi de Paula, que conhece a instituição como poucos, o momento é de desenvolvimento e máximo foco para elevar a entidade ao nível mais alto.

Eu estou na FPA desde 1976 e fiquei até 1998 como atleta. Já se passaram vários presidentes bons e outros só por status. Fiquei afastado durante algum tempo e hoje estou retornando como Diretor do Interior para ajudar o nosso presidente a elevar a entidade ao nível mais alto”, revela o Diretor.

Presidente Joel Oliveira na Copa Futuro e Brincando de Atletismo - Foto Chris Correa - FPA
Presidente Joel Oliveira na 4ª Copa Futuro e Brincando de Atletismo em 2022 – Foto Chris Correa – FPA

Desde 2019, a FPA é gerida pelo presidente Joel Oliveira, que conta com um time especial e que não mede esforços para expandir o Atletismo de São Paulo para o Brasil e o mundo.

Com Joel à frente da instituição, o lema principal se tornou “Atletismo Paulista – Transformando Vidas“, mostrando o potencial da modalidade unir clubes, atletas, parceiros e todos os demais envolvidos para beneficiar a sociedade. E isso através do esporte.

É uma grande satisfação podermos comemorar hoje os 99 anos da FPA. É quase um século de muitos serviços prestados ao esporte e a sociedade, e essa vocação da FPA continua latente, e cada vez mais forte em todas as atividades que desenvolvemos. Nesse ano, temos muitas coisas a comemorar: No último fim de semana concluímos o Circuito Popular de Corrida de Rua da Cidade de São Paulo, programa que ofereceu 20 mil inscrições gratuitas para corridas em diferentes bairros da capital, todas com estrutura profissional e de alta qualidade; Nossa temporada de competições terá início dia 11, com 35 competições de Pista, Campo e Cross, o maior calendário de competições do Brasil; demos o início aos preparativos de nosso Centenário, que terá uma série de atividades para marcar esse importante momento, e a primeira dessas ações é a produção de um livro que contará um pouco desses 100 anos da FPA. Constituímos uma equipe, liderada pelo nosso diretor Idi de Paula, que está realizando as pesquisas, entrevistas e levantamentos para poder realizar essa tarefa, e acredito que será um importante material para registro da história de nossa comunidade e de nosso esporte’, destaca o presidente. 

Eternize sua história com o Atletismo Paulista

A contagem regressiva para o centenário da FPA começou e ao longo desse século de muitas conquistas, lutas e desafios todos que participaram podem deixar a sua história eternizada conosco. 

Para isto, basta você acessar o link clicando aqui.

É importante frisar que alguns relatos podem ser selecionados para o livro impresso e outras vão ser selecionadas para o site da Federação Paulista de Atletismo. 

ATLETISMO PAULISTA – TRANSFORMANDO VIDAS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here