
A maratona de Tóquio é uma das Big Six, que listam as maiores maratonas do planeta. Para quem ama corrida, participar desse evento consiste na realização de um sonho.
Além da Maratona de Tóquio, as outras cinco fazem parte deste seleto grupo: Maratona de Boston, de Chicago, de Nova York, de Londres e de Berlim.
Todas elas têm em comum a distância a ser percorrida de 42,195km. A série “Abbott World Marathon Majors” foi criada em 2006 com 5 maratonas, mas em 2013 a Maratona de Tóquio foi incluída, passando a formar o “Big Six”.
Para se ter uma ideia, quem completa as 6 maratonas ganha uma medalha conhecida como “Six Star”, contendo o logo das seis maratonas.
Milhares de maratonistas no mundo todo já receberam esta medalha, incluindo centenas de brasileiros.
Maratona de Tóquio: 35 mil participantes e tempo-limite de 7 horas
A Maratona de Tóquio é um verdadeiro sucesso e por isso corredores do mundo todo sonham em participar. Afinal, não é para menos. O evento promove uma verdadeira superação pessoal.
A prova conta com mais de 10 mil voluntários para garantir toda a organização em um trajeto que deixa os atletas apaixonados pela cultura do país.
Outro ponto positivo da Maratona de Tóquio é que ela é democrática, pois conta com o tempo-limite de 7 horas, fato que anima diversos corredores ao redor do mundo para superar barreiras em solo japonês.
Vale destacar que a prova é uma das mais concorridas no mundo, com cerca de 350 mil inscritos para 35 mil vagas.

Confira abaixo o Start List – Top 10 de 2023
Masculino
- Sisay LEMMA (ETI) – 2:03:36 – Berlim 2019
- Bernard KOECH (QUE) – 2:04:09 – Amsterdã 2021
- CyBrian KOTUT (QUE) – 2:04:47 – Hamburgo 2022
- Stephen KISSA (UGA) – 2:04:48 – Hamburgo 2022
- Deso GELMISA (ETI) – 2:04:53 – Valência 2020
- Titus KIPRUTO (QUE) – 2:04:54 – Amsterdã 2022
- Kengo SUZUKI (JAP) – 2:04:56 – Otsu 2021
- Mohamed ESA (ETI) – 2:05:05 – Amsterdã 2022
- Suguru OSAKO (JAP) – 2:05:29 – Tóquio 2020
- Deme Tadu ABATE (ETI) – 2:06:13 – Amsterdã 2019
Feminino
- Ashete BEKERE (ETI) – 2:17:58 – Tóquio 2021
- Rosemary WANJIRU (QUE) – 2:18:00 – Berlim 2022
- Tigist ABAYECHEW (ETI) 2:18:03 – Berlim 2022
- Joan Chelimo MELLY (QUE) – 2:18:04 – Seul 2022
- Worknesh EDESA (ETI) – 2:18:51 – Berlim 2022
- Tsehay GEMECHU (ETI) – 2:18:59 – Amsterdã 2022
- Mao ICHIYAMA (JAP) – 2:20:29 – Nagoya 2020
- Mizuki MATSUDA (JAP) – 2:20:52 – Osaka 2022
- Ai HOSODA (JAP) – 2:21:42 – Londres 2022
- Natsumi MATSUSHITA (JAP) – 2:23:05 – Osaka 2022
Brasileiro mostra sua preparação para a Maratona de Tóquio
A FPA (Federação Paulista de Atletismo) bateu um papo com o atleta e treinador de corrida, Marcelo Avelar, que vai participar da Maratona de Tóquio 2023.
Marcelo tem vasta experiência em competições nacionais e internacionais, inclusive esta é a segunda “majors” – como também são conhecidas as seis maiores maratonas do mundo – da qual o atleta irá participar.

Além disso, o brasileiro já conquistou três vezes a Meia Maratona da Disney, sendo o único atleta do mundo a possuir este feito.
“Vai ser a minha segunda “Major”. Minha segunda grande maratona. E a ideia da prova no Japão em Tóquio não é simplesmente a corrida em si, o percurso, a prova, mas sim a questão cultural de conhecimento, história, de cultura e de envolvimento com toda essa questão oriental”, exalta o corredor.
Segundo ele, “a prova é linda, é maravilhosa, mas a questão é o envolvimento cultural e histórico”.

Para Avelar, poder correr em Tóquio faz dele uma pessoa privilegiada. “É uma das provas mais concorridas onde todos querem estar e eu tenho o privilégio de estar aqui e amanhã fazer uma boa prova”, pontua o atleta.
Orgulhoso por participar de uma das ‘big six’, Marcelo detalha a prova que acontece dia 5 de março. “Uma prova que tem um percurso que larga descendo, mas é uma prova que você não pode se enganar, porque ela não é uma prova fácil, não é uma prova inteira plana e requer bastantes cuidados. Se você se enganar e largar muito forte, você pode pagar na segunda metade, então é uma prova que depende de estratégia, mas a expectativa é boa, se divertir em primeiro lugar, mas com certeza buscar fazer um tempo bom”, especifica o treinador.
Apaixonado por corrida, Marcelo se especializou na modalidade e se tornou treinador/coach. Hoje é uma referência no assunto. “Eu corro há quase 15 anos já, eu me apaixonei tanto pela corrida que estudei Educação Física e me especializei em corrida, em Biomecânica da Corrida e hoje tenho uma assessoria que é a CZN (Corredores da Zona Norte) em São Paulo e Recife com quase 700 alunos. Eu fico dividido entre o tempo de treinar um pouco e trazer conhecimentos para os meus alunos e instruí-los, procuro fazer tudo isso da melhor forma”, destaca.
“Essa experiência que eu estou vivendo em Tóquio é mais uma oportunidade que eu tenho de trazer para os meus alunos todas essas experiências, contar sobre o que a gente tem fora do país de conduta, alimentação, tudo isso. Acho que um bom treinador não precisa ser um exímio corredor, um corredor de ponta, mas ele precisa ser no mínimo um cara que tenha experiência, uma vivência em várias provas, várias competições para que ele possa trazer segurança para seus alunos, por isso eu divido muito meu tempo entre essas atividades em prescrever treinos, em dar feedbacks, em estar presente em criar estratégias para os alunos e também manter meus treinos, afinal de contas eu não deixei de correr e praticar corridas e espero ficar muitos e muitos anos fazendo isto”, explica Marcelo.
Por fim, Marcelo Avelar citou o patrocínio da Asics. “É a minha marca parceira e também da prova. Fui presenteado com essa inscrição e tem tudo a ver. A Asics é uma marca japonesa e toda a mensagem que a empresa passa de mente sã e corpo são, tem tudo a ver com a prova, com o ambiente e com este clima agradável de prova. Quero agradecer muito a eles”, finaliza o atleta.
Confira abaixo mais fotos de Marcelo Avelar em Tóquio.
Para quem quiser ficar por dentro da preparação de Marcelo para a prova, vale dar uma conferida no instagram do atleta e acompanhar o dia a dia em Tóquio. Clique aqui e acompanhe!
E então, gostou de saber mais sobre a Maratona de Tóquio? Compartilhe nas redes sociais e deixe um comentário!
A FPA está prestes a completar 100 anos. E vem novidade por aí, para saber mais leia a matéria: 99 anos de história: FPA entra na contagem regressiva para o Centenário.
ATLETISMO PAULISTA – TRANSFORMANDO VIDAS